FÁTIMA ACOLHE FIÉIS DO OPUS DEI
2001-07-20 20:00:25

Um encontro com cerca de dois mil fiéis do Opus Dei em Portugal realiza-se amanhã em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, para debater a vivência cristã nos dias de hoje.

Segundo Pedro Gil, director do Gabinete do Opus Dei em Portugal, este encontro em Fátima será um dos maiores de sempre no nosso país, reunindo cerca de duas mil pessoas, entre fiéis, amigos e familiares. O prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, encontra-se em Portugal, perto do Porto, desde o passado dia 3 de Julho e tem participado nalguns encontros com fiéis da Prelatura e outras pessoas que participam do trabalho pastoral do Opus Dei, vindos de todo o mundo. "São encontros normais", explicou Pedro Gil, salientando que o trabalho pastoral junto dos fiéis "é permanente". No encontro de amanhã, de cariz unicamente nacional, e que decorre a partir das 16h30, o prelado deverá fazer uma exposição sobre o trabalho do Opus Dei, seguindo-se um período de respostas a questões colocadas pela assistência. "Estes encontros têm carácter catequético para reflexão sobre temas variados da vida cristã", salientou Pedro Gil, considerando que esta formação aborda "a maneira como o cidadão normal deve viver o seu dia-a-dia de forma cristã". Em Portugal, o Opus Dei conta com cerca de dois mil fiéis, entre leigos e sacerdotes, revelou ainda Pedro Gil. O Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja católica fundada em 1928 pelo beato Josemaría Escrivá de Balaguer, contando actualmente com cerca de 80 mil pessoas em todo o mundo. A finalidade desta organização é contribuir para a "missão evangelizadora da Igreja, promovendo entre fiéis cristãos de todas as condições uma vida plenamente coerente com a fé nas circunstâncias vulgares da existência humana, especialmente através da santificação do trabalho", refere o secretariado do encontro em comunicado. Através do atendimento pastoral, "as pessoas são estimuladas a levar à prática os ensinamentos do Evangelho, mediante o exercício das virtudes cristãs e a santificação do trabalho", realizando as "tarefas com perfeição". A Prelatura do Opus Dei "propõe-se recordar que todos os cristãos, seja qual for a actividade secular a que se dediquem, devem cooperar na solução cristã dos problemas da sociedade e dar testemunho constante da sua fé".

Fonte CM