paroquias.org
 

Notícias






Basílica tira fiéis da chuva
2007-05-09 23:11:28

As celebrações eucarísticas à chuva e ao frio vão diminuir no Santuário de Fátima, a partir de 13 de Outubro, data prevista para a inauguração da Igreja da Santíssima Trindade. A obra derrapou nos custos – vai ficar pelo menos em 53 milhões de euros, mais 13 milhões do que o previsto –, mas estará pronta a tempo de ser inaugurada na última peregrinação aniversária do ano, no âmbito das comemorações dos 90 Anos das Aparições.

Para mostrar a evolução do projecto, que começa a entrar na recta final após três anos e três meses de trabalho intenso, os responsáveis pelo Santuário promovem hoje uma visita ao interior do edifício.

O espaço nobre do novo templo será a zona central com capacidade para 9000 pessoas sentadas. O altar está em linha recta com o altar do recinto, onde se celebram as eucaristias das peregrinações e terá a embelezá-lo uma cruz em bronze com a figura de Cristo, criada pela escultora irlandesa, Catherine Green.

Idealizada pelo arquitecto grego Alexandros Tombazis, a igreja forma um círculo com 125 metros de diâmetro, o que permitirá a criação de um grande espaço para assembleias, sem colunas e com iluminação natural. Os números envolvidos no projecto são impressionantes. Para dar início às obras, foram movimentados mais de 250 mil metros cúbicos de terras.

Depois da colocação da primeira pedra, oferecida pelo Papa João Paulo II, foram empregues mais de 35 mil metros cúbicos de betão cinzento e seis mil metros cúbicos de betão branco. O arrefecimento do cimento branco exigiu a aplicação de 555 toneladas de azoto líquido.

O templo terá 12 portas, numa alusão aos 12 apóstolos, e precisou de seis milhões de quilos de aço para as estruturas. No interior, a acústica mereceu atenções especiais. Foram aplicados materiais específicos em quantidade superior a 42 mil metros quadrados. Também nos custos a factura é avultada. Inicialmente previa-se um investimento de 40 milhões de euros, mas as contas actuais apontam para os 53 milhões.

A construção desenvolveu-se em quatro fases, estando a decorrer a última, que consiste na instalação de equipamentos eléctricos, de segurança, gestão técnica e electroacústica. A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto chegou a elaborar um estudo para instalação de uma central fotovoltaica na cobertura da Igreja, mas os responsáveis pelo Santuário optaram por não avançar ainda com este projecto.

Este seria o maior equipamento do género em Portugal, com 2024 painéis solares. Além de alimentar o Santuário, permitiria o ‘escoamento’ de energia para a rede eléctrica.

João Paulo II, o Papa que mais se identificou com a Mensagem de Fátima, serviu de inspiração à nova basílica, estando prevista a colocação de uma estátua em sua homenagem junto da entrada principal.

A diocese Leiria-Fátima convidou Bento XVI a presidir à inauguração do templo, mas o Santo Padre já fez saber que não vai poder estar presente. No entanto, prometeu enviar um representante do Vaticano às cerimónias.

PAPA BENTO XVI APELA À ORAÇÃO

Bento XVI apelou ontem aos peregrinos que se deslocam a Fátima para que revalorizem a oração do terço e afirmou-se ligado pessoalmente às celebrações. Numa carta enviada ao cardeal Ângelo Sodano, Legado Pontifício para a Peregrinação Internacional de Maio, o Papa apela aos fiéis para que renovem o “valor da oração do Santo Rosário”. “Acompanhamos a tua legação com a oração, juntamente com os crentes de todo o Mundo”, refere Bento XVI. O Papa recorda que já estudou a mensagem de Fátima, enquanto Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, e reafirmou o empenho do Vaticano na sua divulgação e promoção. Há 90 anos, as aparições na Cova da Iria vieram “transmitir o auxílio divino e a promessa de uma esperança certa de paz” ao Mundo através de três Pastorinhos que a ouviram, “cheios de espanto, enquanto guardavam o seu rebanho”, pode ler-se no documento. Desde então ao “seu amparo têm recorrido muitos fiéis que nos vários perigos se valem da sua protecção”, refere o Papa. Bento XVI destacou ainda a particular ligação do Santuário ao seu antecessor, João Paulo II, que, em 1982, “agradeceu o dom da conservação miraculosa da sua vida à Virgem Maria e exortou todos os fiéis a seguir as suas advertências e pedidos”.

'BAILADO DO SOL' VISTO POR 70 MIL (Apontamento histórico)

LÚCIA ANUNCIOU MILAGRE TRÊS MESES ANTES

Treze fotografias da autoria de Judah Ruah, antigo director dos Serviços Técnicos da Câmara de Lisboa, é tudo o que existe, em termos de imagem, sobre ‘o bailado do sol’, ocorrido a 13 de Outubro de 1917, na Cova da Iria. E apenas testemunham o mar de gente presente no local mais de 70 mil pessoas. Já a prova documental é vasta, apontando os relatos quase todos numa mesma direcção: o sol perdeu o brilho, girou em torno de um eixo imaginário e ‘desceu à terra’, emitindo, por vezes, um calor intenso e irradiando várias cores. O fenómeno durou entre 10 a 15 minutos.

Sobre os acontecimentos, o astrónomo Frederico Oom, responsável do Observatório da Tapada da Ajuda, afirmou: “A ser um fenómeno cósmico, os observatórios astronómico e metereológicos não deixariam de o registar. E eis precisamente o que falta: esse registo inevitável.”

Objecto de estudo e das mais diversas teorias, o ‘milagre do sol’, como ficou conhecido, foi determinante para a Igreja credibilizar as aparições de Fátima. Tanto mais que se tratou de um ‘milagre’ anunciado. Segundo a documentação da época, Lúcia pediu a Nossa Senhora, na terceira aparição (13 de Julho), para fazer um milagre. A vidente revelou, então, que o mesmo ocorreria dali a três meses, ou seja, a 13 de Outubro. Curiosamente, nem Francisco, nem Jacinta, nem Lúcia viram o fenómeno, pois ocorreu no momento da sexta aparição. Enquanto os peregrinos contemplavam o movimento solar, gritando ‘milagre’, Lúcia e os primos encontravam-se ajoelhados frente à carrasqueira sobre a qual Nossa Senhora aparecia.

" A MÃO QUE DESVIOU A BALA", Papa João Paulo II (Figuras do milagre)

O atentado de que foi vítima a 13 de Maio de 1981 ligou-o a Fátima e marcou o seu pontificado. Karol Wojtyla acredita que só sobreviveu graças à intercessão da Virgem – “a mão materna que desviou a bala”. Em agradecimento, deslocou-se no ano seguinte à Cova da Iria. Fê-lo mais duas vezes, a última em 2000, na beatificação dos Pastorinhos. Um momento assinalado ainda pela divulgação da terceira parte do Segredo.

PIO XII É O PAPA DE FÁTIMA, Aura Miguel, jornalista da Rádio Renascença

- CM – João Paulo II colocou Fátima no mapa?

- A.M. – Não. Fátima já era um dos principais santuários. João Paulo II está mais fresco na nossa memória, mas Pio XII é conhecido como o ‘Papa de Fátima’ por ter sido nomeado bispo a 13 de Maio de 1917. Também Paulo VI reforçou o papel do Santuário ao estar presente nas comemorações dos 50 anos. Com João Paulo II pela ligação do Santuário ao atentado, Fátima ganhou uma nova centralidade.

- Há segredos por revelar?

- Segundo a Santa Sé todos os textos foram revelados. Essa é uma ideia recorrente entre sectores fundamentalistas que procuram criar polémica.

- O Vaticano mostrou-se, a dada altura, insatisfeito com a gestão do Santuário.

- A solução encontrada (a gestão passou a ser feita pelo Patriarca de Lisboa, arcebispos de Braga e Évora e bispo de Leiria-Fátima) é satisfatória para todas as partes.

NOTAS

CENTRO DE ESTUDO

O Centro Paulo VI, no lado oposto à Basílica e já fora do recinto do Santuário, nasceu em 1982 para apoiar o estudo e reflexão da mensagem de Fátima

OS TÚMULOS

Os túmulos de Jacinta (desde 1951), Francisco (1952) e Lúcia (2006) estão na Basílica. Francisco à direita do altar (de quem entra), Jacinta e Lúcia à esquerda

VIA SACRA

A Via Sacra tem 14 capelinhas em memória da Paixão de Cristo. Foram oferecidas por católicos húngaros. Há uma 15.ª, correspondente à Ressurreição

MURO DE BERLIM I

Na entrada do Santuário encontra-se um monumento construído por um módulo de betão do Muro de Berlim (construído em 1961 e demolido em 1989)

MURO DE BERLIM II

O bloco do Muro de Berlim pesa 2600 quilos, mede 3,6 metros de altura e 1,20 de largura. O monumento foi inaugurado a 13 de Agosto de 1994

Francisco Pedro, Leiria

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia