paroquias.org
 

Notícias






A Freira Católica e o Sindicato Comunista
2001-07-19 13:25:42

Uma inusitada troca de correspondência entre uma freira católica e um sindicato comunista francês demonstra que o antagonismo entre os dois campos, é coisa do passado.



Tudo começou numa manifestação recente da central sindical CGT (Confederação Geral do Trabalho). Uma freira atravessa o cortejo, e um jovem militante prega-lhe uma partida, colando-lhe no véu, sem que ela o veja, um autocolante à glória da CGT. A irmã só se apercebe do caso passadas várias horas, e conta o resto numa carta à CGT: "Sem o saber, prossegui todos os meus afazeres do dia a fazer publicidade ao vosso sindicato. Mas quando vi o autocolante, disse a toda a gente que "CGT" significava: 'Cristo, Glória a Ti'". E a religiosa conclui maliciosamente: "Que querem, uma pessoa não muda assim do pé para a mão".

A missiva encanta toda a gente no sindicato comunista, e a começar pelo secretário-geral, Bernard Thibault, que pega logo na caneta para responder à freira: "Minha irmã, perdoo-lhe a sua piratagem do fundo do coração. Perdoo-lhe tão mais facilmente quanto, ainda por cima, andou a glorificar um carpinteiro que revolucionou o mundo".

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia