paroquias.org
 

Notícias






Pescadores homenageiam Senhora dos Navegantes
2001-07-19 13:25:01

As Festas do Mar, em Cascais, começam na sexta-feira e pretendem reavivar as raízes piscatórias da vila com a procissão da Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores.


Os festejos, a cargo da Associação de Armadores e Pescadores de Cascais e da Câmara Municipal, vão decorrer até 5 de Agosto.
"A contribuição da Câmara de Cascais foi preciosa, caso contrário nem sequer haveria dinheiro para fazer um pequeno festejo", congratulou-se o vice-presidente da associação, José António Antunes.
Mas o ponto alto das Festas do Mar acontece domingo, altura em que irá decorrer a procissão.
"Sem a procissão não valia a pena fazer nada", afirmou o responsável, acrescentando que "todos os pescadores de Cascais têm uma grande devoção pela Senhora dos Navegantes, que tanto tem ajudado no alto mar".
Para mostrar o espírito religioso e a devoção que têm, os pescadores de Cascais vão entregar gratuitamente "stands" ao Centro Pastoral Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Fim do Mundo, aos Bombeiros de Cascais, ao Museu do Mar e também a um artesão oriundo da Figueira da Foz, que vai fabricar trajes relacionados com a pesca.
A parte profana da festa promete animar o público em geral com os concertos dos Santos e Pecadores, dia 27, dos Anjos, a 2 de Agosto, e ainda noites de fado e folclore. No concelho resistem ainda uma centena de pescadores.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia