paroquias.org
 

Notícias






Padre Gabriel exige demissões
2001-07-19 13:24:22

O padre Carlos Gabriel, da comunidade portuguesa em Joanesburgo, pediu a substituição do embaixador e do cônsul-geral de Portugal, pessoas que considerou terem pouco interesse pelo principal problema dos portugueses na África do Sul, a criminalidade. Críticas que o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, "não comenta".

Em declarações divulgadas ontem no Público, o padre Carlos Gabriel afirma que tanto o embaixador, Manuel Fernandes Pereira, como o cônsul-geral, João Laranjeiro de Abreu, "estão comprometidos com as autoridades sul-africanas". "O embaixador (...), porque tem receio, e o cônsul-geral (...) porque tem a ideia de que a culpa da situação é dos portugueses que morrem, e não de quem os ataca", sublinha. Contestando esta interpretação, afirma que os assaltos ocorrem em bairros brancos e em bairros negros, referindo que o próprio cônsul tem seis guarda-costas.

Reagindo a estas declarações, o cônsul-geral disse à RDP Internacional que "todas as pessoas têm direito à liberdade de expressão". "Conheço-o mal. Tenho tido contactos assíduos com membros da Igreja, nomeadamente padres portugueses mas, o padre Carlos Gabriel não entre os portugueses que estão aqui na África do Sul que considero com mais peso", afirmou Laranjeiro de Abreu.

O padre Gabriel, que está em Portugal para participar no encontro dos Secretariados Católicos das Migrações e no I Fórum dos Cristãos sobre a Imigração, acusa também o Governo de Lisboa de passividade e de tratar o assunto com "paninhos quentes".

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia