Fé da Igreja é para todos, diz o Papa
2007-03-29 22:51:13

Bento XVI defendeu hoje que a fé cristã é "única e pública", destinada a todos os povos, e não elitista e intelectualizada, como é o caso de várias heresias que têm surgido ao longo dos séculos.

Falando aos peregrinos reunidos no Vaticano, para a audiência geral desta semana, o Papa partiu do ensinamento de Irineu, teólogo e Bispo de Lião (séc. II-III), que combateu contra os gnósticos.

A corrente gnóstica, hoje visível de muitas formas, defende que a fé ensinada pela Igreja era apenas um simbolismo destinado aos ignorantes, enquanto apenas os eruditos/iniciados podiam compreender a essência de Deus.

"A fé baseia-se no Credo dos Apóstolos, transmitido aos Bispos, através de uma cadeia ininterrupta", assinalou o Papa, alertando que "não há um Cristianismo superior ou intelectual".

"A fé da Igreja vem de Jesus e de Deus", indicou.

“Não existe uma doutrina secreta por detrás do credo comum da Igreja”, advertiu Bento XVI, para quem "a fé não é um privilégio ou um monopólio de poucos, todos a podem alcançar através da pregação dos Bispos e sobretudo do Bispo de Roma".

"A Tradição apostólica é pública, não privada e secreta. Para conhecer a verdadeira doutrina, basta abrir-se à pregação do Evangelho”, assinalou.

Na sua saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa lembrou que "Santo Ireneu, o primeiro grande teólogo da Igreja, ensinava a 'regra da fé' que, na prática, coincidia com o Símbolo dos Apóstolos".

"Esta fé, transmitida através da Sucessão Apostólica e exposta pelo Magistério da Igreja, é o caminho para todos os homens e mulheres de boa vontade, limite do diálogo sobre os valores e estímulo para toda a acção missionária", indicou.