Bispo do Porto recebido em festa
2007-03-27 05:02:49

Milhares de pessoas encheram este Domingo a Catedral do Porto para participar na celebração de entrada solene de D. Manuel Clemente na Diocese do Porto.

A cerimónia contou com a presença de vários membros do episcopado português, nomeadamente o presidente da Conferência Episcopal e Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
Na sua homilia, o novo Bispo do Porto criticou a sensibilidade pós-moderna dominante nos últimos 30 anos, afirmando que o refúgio constante nas desconfianças e impressões é como "escrever na água".

"Chamam pós-moderna à sensibilidade dominante nas últimas três décadas. Caracterizam-na como fruto de grandes decepções ideológicas e concentração no momentâneo e imediatamente gratificante", alertou, para frisar que "neste ambiente, o pensamento é débil, os valores são frágeis e as práticas inconsequentes".

"Não é difícil concluir que, se ficamos apenas com desconfianças e impressões, não faremos nada de futuro, enquanto crentes e cidadãos. Como se escrevêssemos na água…", acrescentou.

Nesse sentido, D. Manuel Clemente lembrou que Jesus escreveu não na água, mas na areia, "como quem dava tempo aos interlocutores para lerem nas próprias consciências" e que "a Igreja de Cristo existe no Mundo e para o Mundo como sinal e activação desta novíssima graça, que reconstrói vidas e relança caminhos, a partir do poder de Deus".

"Não peça o Mundo à Igreja outra coisa senão esta, a luz e a graça de Cristo para o triunfo do bem", apontou.

O novo Bispo do Porto disse ter um "sentimento forte de veneração e respeito por tudo o que aconteceu de nobre e sublime na longa série de episcopados" do Porto, salientando que esta "diocese antiga precedeu e acompanhou a história portuguesa".

"Diocese antiga, precedeu e acompanhou a história portuguesa, dando-lhe por vezes os nomes mais expressivos e proféticos: não nos faltarão ocasiões e efemérides, para os irmos lembrando especificamente, tão importante é reter a vida vivida, para inspirar a que se há-de viver", referiu.

D. Manuel Clemente deixou a sua homenagem aos seus imediatos antecessores, "D. Júlio Tavares Rebimbas e D. Armindo Lopes Coelho, cuja saúde e vida Deus guarde e acrescente, para benefício de todos quantos havemos de lucrar muito com a sua acumulada experiência e comprovada sabedoria. Particularmente ao Senhor D. Armindo formulo votos – que são de toda a Diocese – de boa recuperação".

Precisamente no dia 25 de Março, há 28 nos, foi ordenado como Bispo D. Armindo Lopes Coelho, que não pôde marcar presença na celebração devido ao seu estado de saúde.

Desafios e dificuldades

D. João Miranda Teixeira, Bispo Auxiliar do Porto e até agora Administrador Apostólico da Diocese, deu as boas-vindas a D. Manuel Clemente. "Hoje a Igreja portucalense agradece a Deus e ao Santo Padre a graça de um novo Bispo e diz-lhe com palavras da alma: seja bem-vindo", referiu.

Segundo este responsável, D. Manuel Clemente vai encontrar "uma Diocese com grandes capacidades humanas, sacerdotais e laicais, com algumas debilidades e vários problemas em cima da mesa, para tomar decisões".

"O resumo do seu programa, já transmitido em mensagem, de conhecer, amar e servir a Diocese do Porto é bastante como linha de orientação, se lhe juntar o seu lema episcopal: na tua luz, veremos a luz", prosseguiu.

Para D. João Miranda Teixeira "vai ser precisa luz intensa, a luz da sabedoria para responder aos desafios que hoje se colocam a uma porção do Povo de Deus geograficamente extensa, humanamente muito povoada e numa fase de história cheia de desafios".

Este, disse, "é um tempo favorável a atitudes proféticas". "O que todos lhe desejamos é a coragem que vem do alto e se ganha na oração e no exercício do ministério episcopal, sempre difícil, mas sempre auspicioso, nas tarefas de edificar uma Igreja simples, sem pretensões de poder, ao serviço de todos, mas sobretudo dos mais pobres".

"O que lhe prometemos é o melhor da nossa colaboração, para que a Diocese do Porto seja cada vez mais um povo dinâmico, trabalhador, em que a fé ganhou raízes, mas que hoje se encontram a descoberto", afirmou.

D. João Miranda Teixeira lembrou as fases da história "bem críticas" pelas quais a Diocese passou, mas fez votos de que a mesma, no século XXI, saiba "situar-se num mundo global e num país não apenas laico, mas a tender para o laicismo".

A tomada de posse oficial do novo Bispo do Porto foi realizada no Sábado, dia 24, na Casa Episcopal, perante o Conselho ou Colégio de Consultores (constituído pelos membros do Cabido da Catedral). A partir desse acto oficial, D. Manuel Clemente foi empossado como Bispo da Diocese.