paroquias.org
 

Notícias






O Papa poderia eximir a Irmã Lúcia de espera de cinco anos, assinala Card. Saraiva
2007-02-22 22:18:45

O Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, expressou que lhe parece "muito boa" idéia o pedido de dispensa do período de cinco anos para iniciar o processo de beatificação de Irmã Lúcia, mais que isso é decisão do Papa Bento XVI.

Para iniciar um processo de beatificação é necessário esperar um tempo de cinco anos após o falecimento da pessoa. Entretanto, o Papa tem a faculdade de eximir tal requisito, tal como aconteceu com a hoje Beata Teresa de Calcutá e o Servo de Deus João Paulo II.
"Certamente, Irmã Lúcia mereceria (a dispensa) porque foi uma grande Santa", manifestou o Cardeal à agência portuguesa Ecclesia, mas esclareceu que essa decisão "será de Bento XVI" e acrescentou que "tive muitos contatos" com a Irmã Lúcia e sempre teve a idéia de que "vivia em outro mundo".
Por sua parte, o Bispo de Coimbra, Dom Albino Mamede Cleto, indicou que durante a estadia do Cardeal Saraiva em Portugal provavelmente se falaria do assunto, mas assinalou que o processo "não está em suas mãos".
Nesse sentido, reconheceu que o processo de beatificação "levará muito tempo e anos". Entretanto, afirmou que o pedido de dispensa será feito "oportunamente", talvez "antes do verão".
O Prelado informou que o promotor do processo será o Carmelo da Santa Teresa, na Coimbra, e por isso tem que fazer as consultas devidas, assim como com o Santuário da Fátima e a Conferência Episcopal Portuguesa. "Suponho que Bento XVI acolherá o pedido, mas não sei que resposta dará", acrescentou.

Fonte ACI Digital

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia