Diocese do Porto (Portugal) tem novo bispo
2007-02-22 23:08:17

Segundo informou a Santa Sé esta quinta-feira, Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese do Porto (Portugal), apresentada por motivos de idade por Dom Armindo Lopes Coelho, e nomeou bispo dessa diocese Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente, até o momento bispo titular de Pinhel e auxiliar de Lisboa.

Dom Manuel Clemente nasceu em Torres Vedras, a 16 de Julho de 1948. Após concluir o curso secundário, freqüentou a Faculdade de Letras de Lisboa, onde se formou em História, segundo informa biografia difundida por Agência Ecclesia.

Licenciado em História, ingressou no Seminário Maior dos Olivais em 1973. Em 1979 licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, doutorando-se em Teologia Histórica em 1992, com uma tese intitulada Nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal. A "Sociedade Católica" (1843-1853).

Ordenado presbítero em 29 de Junho de 1979, foi Coadjutor das paróquias de Torres Vedras e Runa, formador e Reitor do Seminário dos Olivais e, desde 1997, membro do Cabido da Sé de Lisboa. Nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa e titular Pinhel, em 6 de Novembro de 1999, foi ordenado na Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos) no dia 22 de Janeiro de 2000.

Nesse mesmo ano desempenhou o cargo de Coordenador da Comissão Preparatória da Assembléia Jubilar do Presbitério para o Ano 2000. Tem-se empenhado, por outro lado, no Congresso Internacional para a Nova Evangelização, cuja sessão lisboeta se realizou em Novembro de 2005, como presidente da Comissão Central de preparação do ICNE.

Na Conferência Episcopal Portuguesa tem sido promotor da Pastoral da Cultura desde 11 de Abril de 2002 e é membro da Comissão Episcopal de Comunicações Sociais desde 20 de Junho de 2002. Atualmente é presidente da nova Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

O novo bispo do Porto, ao receber a nomeação de Bento XVI, expressou, em mensagem aos fiéis, sua gratidão ao Santo Padre «pela confiança que põe em mim para tão exigente ministério».

«Por minha parte, toda a confiança tenho na graça divina, que nunca nos falta com o necessário para o que Deus nos pede. A Deus me entrego, à Virgem Santíssima e à comunhão dos santos.»

Ao se dirigir aos diocesanos do Porto, a todos os padres, diáconos, consagrados e leigos, afirmou que «como “programa” levo um só propósito, total e absoluto: conhecer, amar e servir a Diocese do Porto».

ZP07022216

Fonte Zenit