Aumenta o número de peregrinos em Fátima
2007-02-22 22:03:13

O número de peregrinos que participa nas celebrações do Santuário de Fátima não pára de crescer. Em 2006, as missas realizadas na Cova da Iria contaram com a presença de mais de quatro milhões de fiéis. E as perspectivas para este ano apontam para um novo aumento, devido à abertura da nova basílica.

Os dados recolhidos pelo Serviço de Peregrinos (SELE) e revelados anteontem aos hoteleiros de Fátima são esclarecedores. O ano passado participaram nas missas do Santuário de Fátima 4,2 milhões de peregrinos, mais 95 976 do que em 2005. Este aumento torna-se ainda mais significativo se recordarmos que em 2005 já se tinha registado um crescimento de quase 400 mil presenças nas celebrações eucarísticas em relação ao ano anterior.

“Sente-se que há um crescente interesse por Fátima, particularmente nos países do Leste Europeu, que agradecem a Nossa Senhora a libertação do regime materialista e ateu que os dominou nas últimas décadas do século XX”, referiu o padre Virgílio Antunes, director do SELE.

Exemplo disso foram as peregrinações organizadas pela Polónia, que trouxeram ao Santuário 10 719 peregrinos, mais 4600 do que em 2005. A par deste país, Espanha e Itália foram as nações que mais peregrinações enviaram a Fátima.

Segundo o director do Serviço de Peregrinos, o Santuário sentiu, nos últimos anos, “um forte impulso e teve um significativo aumento do número de peregrinos”. O carinho demonstrado a Fátima por João Paulo II, a beatificação dos videntes Francisco e Jacinta Marto e a morte da Irmã Lúcia terão sido preponderantes para estes resultados.

Embora satisfeitos com a crescente procura, os responsáveis do Santuário esperam mais. “Fátima poderá tornar-se um destino muito mais apetecido durante os meses de Inverno. E a nova igreja da Santíssima Trindade dará um forte impulso nesse sentido”, revelou Virgílio Gaspar.

A confirmarem-se as expectativas, prevêem-se novos recordes na distribuição da comunhão. O ano passado comungaram em Fátima 1,5 milhões de pessoas.

OITO MILHÕES DE LUCRO ANUAL

O aumento do número de visitantes tem sido acompanhado pelo crescimento, embora mais ligeiro, dos lucros do Santuário. Nos últimos sete anos, os resultados líquidos têm sido quase sempre superiores a oito milhões de euros, com excepção de 2000 e 2001, em que os resultados positivos se ficaram pelos 4,8 milhões e 7,1 milhões, respectivamente. A melhor receita neste período foi alcançada em 2004, com 11,6 milhões de euros de lucro. No entanto, como foram investidos 11,6 milhões de euros nas obras da igreja da Santíssima Trindade, o resultado final ficou-se pelos 726 mil euros.

Em 2005, as receitas atingiram os 8,7 milhões de euros, mas as contas finais terminaram com saldo negativo, fruto do investimento de mais 12,4 milhões na construção da nova basílica. As contas do Santuário de Fátima são comunicadas aos fiéis na Peregrinação Internacional Aniversária de Junho, desde 2000, por determinação do então bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva. Na primeira divulgação, relativa ao exercício de 1999, foi comunicado que o Santuário recebia uma média de 18 quilos de ouro por ano, em artigos oferecidos pelos peregrinos para agradecer as graças divinas.

EXPOSIÇÃO INAUGURADA ONTEM À TARDE

Uma exposição documental sobre as Aparições de Fátima, em paralelo com os grandes acontecimentos do século passado, foi inaugurada ontem, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. “É um olhar sobre os acontecimentos do século XX à luz da Mensagem de Fátima”, explicaram os organizadores. Intitulada ‘Fátima no Coração da História’, a mostra é composta por 30 cartazes e está patente até 30 de Abril. Já esteve exposta em várias cidades italianas e foi visitada por mais de 400 mil pessoas. Antes da abertura da exposição, o cardeal D. José Saraiva Martins ordenou Manuel António Mendes dos Santos como bispo de São Tomé e Príncipe. Na homília da ordenação, o cardeal sublinhou que os bispos têm a obrigação de cumprir três funções: “Ensinar, governar e santificar”.

OUTROS DADOS

PEREGRINAÇÕES

O Serviço de Peregrinos recebeu 1209 registos de peregrinações o ano passado, mais 66 do que em 2005. Os países com mais visitas organizadas foram a Espanha (33 889 peregrinos), seguida da Itália (31 125) e da Polónia (10 719).

CELEBRAÇÕES

Em 2006 foram celebradas 6788 missas – oficiais e particulares – no Santuário de Fátima. Os dados estatísticos revelam que houve mais 306 celebrações eucarísticas do que em 2005. Participaram nas missas 4 203 361 pessoas.

COMUNHÃO

O sacramento da reconciliação foi distribuído a 1 532 124 fiéis, durante as celebrações realizadas no Santuário de Fátima, em 2006. Segundo informações do Serviço de Peregrinos, nas missas oficiais foram distribuídas 1 117 893 hóstias. Nas missas particulares houve 414 231 pessoas que receberam a comunhão.

Francisco Pedro, Leiria

Fonte CM