Patriarca apela à prática concreta da caridade
2007-02-15 22:41:27

D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, apela na sua mensagem para a Quaresma 2007 a acções concretas de caridade.

"O nosso Programa Diocesano de Pastoral está repassado de um desejo: fazer de toda a acção da Igreja uma expressão da caridade. A Quaresma é um tempo privilegiado para darmos concretização a este desejo", escreve.

Alertando os católicos contra "formas de viver que abafam em nós essa experiência do amor de Deus", a mensagem desafia a "olhar o rosto de Jesus crucificado" como forma de "abrir-se ao insondável amor com que Deus nos ama".

"Ao preparar a Páscoa deste ano, não desviando o olhar do rosto de Cristo crucificado, identifiquemos todos os sinais da nossa atracção por Deus, demos-Lhe o nosso amor manifestado em gestos simples de vida", pede o Cardeal-Patriarca, seguindo de perto as indicações deixadas por Bento XVI na sua mensagem para este mesmo tempo litúrgico.

D. José Policarpo dedica uma parte do texto à apresentação da Quaresma como "tempo eucarístico", o que exige, por parte dos fiéis, "tomar consciência, pelo modo como a preparamos e participamos nela, que a Eucaristia é o maior dom dado por Cristo à Sua Igreja".

Entre os desafios que a mensagem deixa encontra-se o de "procurar a Eucaristia, com uma fidelidade ainda mais delicada, sempre que possível, em todos os dias da semana".

Renúncia Quaresmal

A habitual prática da "Renúncia Quaresmal”, destinada à partilha de bens materiais com os mais carenciados, "pessoas e comunidades de todo o mundo", destina-se, no Patriarcado de Lisboa, ao “Fundo Diocesano de Ajuda Inter-Eclesial”, que procura responder a pedidos de ajuda que chegam de todo o mundo.

Este “Fundo”, explica D. José Policarpo, "é um dos modos que permite à Igreja de Lisboa praticar a caridade, ajudando as Igrejas mais pobres em bens materiais a socorrer os seus pobres e a viabilizar instituições de ajuda aos nossos irmãos".

Os resultados até agora recebidos da “Renúncia Quaresmal” de 2006 são da ordem dos 262 007,24€.

Na página oficial do Patriarcado, em www.patriarcado-lisboa.pt, é possível consultar a lista dos pedidos contemplados em 2006. Um outro conjunto de pedidos de ajuda está já em estudo.