Igreja em Portugal analisará resultado do referendo sobre aborto
2007-02-15 21:49:05

A Conferência Episcopal de Portugal convocou uma assembléia extraordinária para amanhã, 16 de fevereiro, para analisar os resultados do recente referendum sobre o aborto.

Na consulta, celebrada em 11 de fevereiro passado, venceu o «sim», mas se produziu uma elevada abstenção de 56%. Quando a participação dos votantes não chega a 50%, o resultado não é vinculativo para o Governo, ainda que este já anunciou que seguirá adiante com seu propósito e levará o projeto de lei ao Parlamento.

Em declarações à imprensa, Dom Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal de Portugal e arcebispo de Braga, assegurou que é necessário que se realize uma análise profunda dos resultados do referendo.

«O resultado não é decisivo e a Igreja considera que a questão da vida não tem uma natureza que deva ser tratada pela via do referendo», afirmou Dom Ortiga.

Por sua parte, o bispo de Viana do Castelo, Dom José Pedreira, sugeriu que se revise o código penal que atualmente rege este tipo de tema. O resultado final «não é vinculativo», pelo que o caminho a seguir deverá ser a revisão da lei que vigora atualmente, assinalou.

A Assembléia de bispos, que acontecerá em Fátima, terá como objetivo analisar o resultado, para assim poder atuar a partir disso.

Fonte Zenit