paroquias.org
 

Notícias






Revista dedicada à vida consagrada
2007-02-01 22:48:20

A Comissão para a Vida Consagrada da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) lançou a Revista “Tabor” (Editora Edice), dedicada à vida consagrada, com o objectivo de dar “voz a todas suas formas”. Este lançamento acontece no contexto da Jornada da Vida Consagrada, que se celebra no próximo dia 2 de Fevereiro.

D. Jesús Sanz,Bispo de Huesca e Jaca e presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada, explica no editorial do número 0 de “Tabor”, que este nome foi o “ícone evangélico” que João Paulo II escolheu para explicar esta vocação cristã na Exortação Apostólica “Vita Consacrata”.


«A este ‘ícone’ se refere toda uma antiga tradição espiritual, quando relaciona a vida contemplativa com a oração de Jesus no monte. Também a ela podem referir-se, de certo modo, as mesmas dimensões ‘activas’ da vida consagrada, já que a Transfiguração não é só revelação da glória de Cristo, mas também preparação para enfrentar a cruz», explica D. Sanz.


Lourdes Grosso, directora de “Tabor” e do Secretariado da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada, manifestou que “a originalidade desta revista de vida religiosa dar a possibilidade de as distintas formas de vida consagrada participarem”.


A directora recordou que há revistas de vida religiosa que prestam há muitos anos um grande serviço; mas que só “desde a Comissão para a Vida Consagrada se podia fazer uma publicação que desse voz a todas as formas de consagração”.


Nesse sentido, o Conselho de redacção de «Tabor», começando por sua directora, está constituído por pessoas pertencentes a distintas áreas de consagração - uma missionária, um cruzado de Santa Maria, dois discípulos dos Corações de Jesus e Maria, um irmão da Ordem dos Franciscanos Menores, uma membro do Instituto Secular Irmãs de Maria de Schoenstatt, além de dois sacerdotes (vigários episcopais para a Vida Consagrada de Madrid e Siguenza-Guadalajara) e uma leiga, licenciada em História.


Trata-se de um projecto pensado há algum tempo, que a Comissão para a Vida Consagrada foi amadurecendo até agora, e que se soma a uma prática habitual de outras Comissões episcopais, que têm também as suas próprias publicações, como “um meio ordinário de expressão para os temas próprios de cada uma delas”, aponta ainda a directora.


Outra originalidade de “Tabor”, segundo comentou Lourdes Grosso, é que a estrutura da Revista foi desenhada pensando num público amplo, “desde a Ordem das Virgens até os monges, e para todas as idades: desde os jovens postulantes até vocações que ofereceram durante muitos anos o dom de sua fidelidade”.


A publicação oferece artigos de carácter teológico; conteúdos sobre o Magistério Eclesial sobre a Vida Consagrada, “testemunhos de santos que foram e serão, de ontem e de hoje”, segundo explica a directora, para além de orientações de carácter jurídico-administrativo.


A tiragem do número 0 de “Tabor”, segundo informa a directora da revista foi muito ampla, pois pretendeu-se chegar gratuitamente a mais de 6.000 comunidades de vida consagrada, mosteiros, bispos, para dar a conhecer a publicação. Os seguintes números, de periodicidade quadrimestral, vão ajustar-se à procura que os assinantes façam à Editora da CEE.


Com Zenit

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia