Livrarias como espaços de cultura e encontro com Deus
2007-01-28 18:55:14

A inauguração de uma nova livraria da Paulus Editora perspectiva um “novo lugar de divulgação da Palavra de Deus”, aponta à Agência ECCLESIA o Padre José Carlos Nunes, director geral da Editora.

A comunidade já se encontra presente na diocese com uma casa no Fundão, mas a Covilhã “sendo uma cidade maior, com mais habitantes, mais movimento comercial, uma universidade com cerca de 5000 estudantes, mais actividade cultural”, tem todas as condições para a criação de um espaço que pretende chegar a todos, dentro de uma “estratégia pastoral”, sublinha Pe. José Carlos Nunes.
A presidir à inauguração vai estar D. Manuel Felício, Bispo da Guarda. O Pe Sílvio Sassi, Superior Geral da Sociedade De São Paulo está também em Portugal para acompanhar este importante passo, mas contam também com a presença de várias personalidades das autoridades civis, capelães da cidade, hospitais e párocos das localidades mais próximas da região. “Uma inauguração que está a envolver toda a comunidade, não só a eclesial”, sublinha o director da editora. As livrarias Paulus não são apenas lugares onde se vendem livros, mas sobretudo um “lugar de cultura, religiosa e humana”.

Presentes nos grandes centros urbanos, a editora Paulus centra também as suas atenções agora para a possibilidade on line, através da criação de uma livraria disponível na internet. “Vai ao encontro do público mais jovem, que no quotidiano usa este instrumento de trabalho”, aponta. Esta livraria não tem limites nem de espaço nem de horários, permitindo também um alcance maior “não só em Portugal, como em todo o mundo”. O Pe. José Carlos Nunes regista uma grande procura noutros países, por parte de agentes pastorais espalhados pelo mundo “que pedem uma actualização e subsídios pastorais”.

A presença do Superior Geral da Sociedade de São Paulo manifesta a importância que esta livraria ganha a partir da Covilhã para o resto do mundo, porque “esta livraria tem uma nova imagem que se vai estender às restantes livrarias em Portugal, introduzindo um novo conceito de cultura”, explica o director da Editora.

Presentes em Lisboa, Fátima, Entroncamento, Almada, Ponta Delgada e agora na Covilhã, as livrarias serão espaços culturais onde se prevê o acolhimento de “conferências, catequeses e inclusivamente exposições de arte sacra contemporânea”, que falta em muitas livrarias, dá conta o Pe. José Carlos Nunes. A Igreja sempre utilizou a cultura para evangelizar, “porque a arte transporta-nos para o transcendente e um livro, uma revista ou um postal são também formas de encontrarmos Deus”, finaliza.

Mais informações em www.paulus.pt