paroquias.org
 

Notícias






Três grupos para apoiar pessoas marginalizadas em Portugal
2007-01-28 18:40:16

O movimento Emaús, de luta contra a pobreza, cujo fundador morreu ontem em França, está representado em Portugal por uma comunidade em Caneças, Loures, e dois grupos no Porto, com 50 pessoas no total.

O fundador da primeira comunidade Emaús, que surgiu em 1949 em França, esteve pela última vez em Portugal no ano passado, para participar na assembleia do movimento, tendo-se deslocado a Fátima, onde rezou uma missa.
Emaús é o nome de uma localidade na Palestina onde, segundo a Bíblia, Jesus apareceu a dois dos seus discípulos após a ressurreição. Baseados na ideia de revender objectos recuperados, os Companheiros de Emaús são um grupo de entreajuda de pessoas marginalizadas (sem-abrigo, ex-reclusos, toxicodependentes).
Abbé Pierre "era uma pessoa fora do comum, completamente dada aos outros", disse à agência Lusa Humberto Pereira, um dos responsáveis da comunidade Emaús de Caneças, que lhe serviu de motorista em Portugal.
O movimento instalou-se em Portugal em meados da década de 1980 e actualmente conta entre 20 a 30 membros na comunidade de Caneças e dois grupos de 10 companheiros (designação dada aos membros) cada no Porto.
Tendo como regra não receber dinheiro da Segurança Social ou quaisquer subsídios oficiais, os companheiros recolhem móveis, electrodomésticos, roupas e outros objectos em segunda mão, que depois recuperam e vendem em lojas ou em feiras.
Uma parte do dinheiro obtido destina-se a apoiar projectos dos grupos locais, outra é enviada para a Emaús internacional, para financiar projectos em países em vias de desenvolvimento. Actualmente, a comunidade de Caneças está a apoiar projectos das Irmãs Concepcionistas em Moçambique e Timor.
Numa sociedade que, segundo Humberto Pereira, "não se preocupa em estragar" e tem "um grande preconceito em relação a coisas usadas", é mais fácil recolher objectos do que vendê-los. Portugal é um dos 40 países que acolhem os mais de 400 grupos de Emaús existentes no mundo. Lusa

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia