Novos recursos em Roma para peregrinos de itinerários europeus
2007-01-28 18:25:43

O ponto informativo «Caminhos da Europa», recentemente inaugurado nos escritórios vaticanos (na Praça de São Pedro), da Obra Romana de Peregrinações (ORP), oferecerá recursos para os peregrinos em seus percursos.

Dar notícias e catálogos, informar sobre guias e outras publicações de utilidade, oferecer um serviço de reserva de viagens, emitir o «testemunium» (certificado da autenticidade da peregrinação) e ser lugar de acolhida para o viajante: são funções que este ponto informativo desenvolverá.

Ele faz parte do projeto transnacional «Caminhos da Europa», orientado a valorizar os dois principais itinerários culturais da Europa, a Via Francigena e o Caminho de Santiago, que atravessam a Itália, Espanha, França, Portugal e Suécia.

A iniciativa se realiza no âmbito do programa comunitário «Leader +», cuja proposta é ajudar os trabalhadores do mundo rural a valorizar os recursos ambientais, culturais, turísticos e gastronômicos, entre outros, das próprias regiões, através do desenvolvimento de estratégias integradas.

Na inauguração do ponto informativo «Caminhos da Europa» na ORP, o arcebispo Cláudio Maria Celli abençoou os locais e expressou: «Aqui serão acolhidos peregrinos, pessoas que realizam um caminho guiado pela fé e impulsionado por um desejo de busca interior».

Por sua parte -- cita um comunicado da ORP --, o presidente do «GEIE Caminhos da Europa», Giovanni Capace, mostrou sua satisfação no ato de inauguração. «Este ponto informativo representa uma etapa de chegada e por sua vez um ponto de partida para valorizar os Caminhos de Santiago e as Vias Fracigenas, itinerários importantes, tanto desde o ponto de vista cultural como religioso», admitiu.

O Pe. Caesar Atuire, diretor-geral da ORP, atende o aspecto pastoral e a distribuição turística do projeto «Caminhos da Europa».

«O ponto de acolhida que inauguramos hoje demonstra a vontade da Igreja de colaborar com todas aquelas iniciativas privadas e institucionais que levam adiante uma promoção da cultura e da pessoa humana, percorrendo estas antigas vias que teceram a história da Europa e contribuíram para a formação de sua identidade», declarou em 10 de janeiro passado.

Atividade institucional do Vicariato de Roma, a ORP (http://www.orpnet.org) tem a tarefa de promover o homem e evangelizá-lo através da pastoral do turismo e do ministério da peregrinação, assim como mediante o impulso e realização de iniciativas culturais e formativas.

Com seu trabalho, a ORP desenvolve uma importante missão de diálogo, solidariedade, caridade e paz entre os povos do mundo.

Cerca de 900 sacerdotes atendem o aspecto espiritual das peregrinações, e 400 agentes de pastoral leigos e diretores técnicos se encarregam do desenvolvimento das mesmas.

Fonte Zenit