Catequese de Adultos tem novos temas
2007-01-19 22:26:15

No passado dia 13, por ocasião do encontro de Formação de Animadores de Grupos de catequese, aconteceu o lançamento de mais cinco temas para a catequese de adultos.

O Pe. José Morais Palos, director do Departamento da Educação da Fé dos Adultos e do Apostolado dos Leigos, explica-nos que “há quase 25 anos que, na Diocese de Évora, todos os anos são produzidos cerca de 15 temas para aprofundamento ao longo do ano.”

“Esta iniciativa surgiu com as visitas pastorais do Senhor Arcebispo, que mobilizaram as comunidades para reflexão de temas de catequese de adultos, constituindo-se vários grupos, como é o caso das assembleias familiares”, recorda o Pe. José Morais.

Os temas do actual ano pastoral incidem sobre a “pessoa de Jesus Cristo” e “foram elaborados de forma a ser aprofundados quer por grupos de catequese de adultos como de jovens”, explica.

Sobre a realidade da catequese de adultos na Arquidiocese, o Pe. José Morais refere que “não é fácil, com objectividade, saber quantos adultos frequentam os diversos grupos de formação e de catequese”. No entanto, “em quase todas as paróquias há movimentos, grupos de aprofundamento da fé, grupos de catequese, assembleias familiares , entre outros, nos quais os adultos recebem formação e onde são aprofundados os temas que desenvolvemos”, aponta.

“As motivações que levam os adultos a procurar os grupos de formação não são também fáceis de apurar, contudo, nos últimos anos, mesmo a nível profissional, a preocupação dos indivíduos em formar-se tem aumentado”, explica o sacerdote, referindo que “muitos adultos procuram formação na catequese de adultos para acompanhar os filhos nos momentos dos Sacramentos ou para eles próprios se preparem para receberem Sacramentos”.

O Pe. José Morais esclarece que a “Igreja, ao nível das comunidades locais, vai oferecendo espaços de formação”, e acredita que “desde que haja propostas concretas, os adultos aderem”, conclui.