É fundamental a construção de um ambiente educativo
2007-01-19 22:24:59

O Patriarca de Lisboa pediu hoje (18 de Janeiro) que o debate sobre a educação “se alargue envolvendo as pessoas no processo educativo”. Na conferência de imprensa de apresentação do Fórum «Risco de Educar», a realizar nos dias 27 e 28 deste mês, em Lisboa, D. José Policarpo referiu que na sociedade actual “é fundamental a construção de um ambiente educativo”.

Este só se constrói “lutando contra a corrente”, acrescentou.

Ao fazer referência às motivações deste iniciativa, o Pe. António Figueira, Secretário Geral do congresso, sublinha que a vida dos professores, pais e filhos “coloca sempre questões que merecem ser reflectidas”. É fundamental que a sociedade crie um “espaço de partilha e reflexão conjunta sobre esta realidade”. Ao nível dos desafios, o Pe. António Figueira realça que a educação “tem de vir para a agenda da actualidade”. Em declarações à Agência ECCLESIA, o secretário geral afirmou também que era fundamental dar “andamento ao primeiro congresso da Escola Católica”, realizado em 2003, em Fátima”.

A “competência e arte de educar” são dois pontos fulcrais no processo educativo. Se a competência – “absolutamente essencial” - é um caminho progressivo a “arte é um carisma” – frisou o Patriarca de Lisboa. A Escola Católica é uma forma da Igreja estar presente no vasto mundo da educação. Nesta linha, D. José Policarpo pediu “resistência” aos agentes educativos. E acrescenta: “temos de estar abertos à surpresa e não desistir”.

Como a educação é um desafio abrangente torna-se fundamental a participação de todos os agentes. “Não há educação sem pluralismo” – disse D. Tomaz Silva Nunes, Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã. Ao olhar para a realidade actual, o prelado alertou: “a Escola Católica merece mais apoio, basta ver a sua qualidade e os seus resultados”. Com muitas facetas desconhecidas – “área da solidariedade e apoio a alunos carenciados” – o Pe. António Figueira explicou que a ideia de que a Escola Católica “é elitista não corresponde à verdade”. Ela tem a característica da Igreja: “é aberta a todos”.