Refúgio espiritual na baixa de Coimbra
2007-01-17 22:10:04

Abre hoje ao público o Centro de Espiritualidade e Acolhimento em Coimbra. Uma iniciativa do Padre Fernando Pascoal, que há muito acalenta o desejo de “abrir as portas da Igreja todas as tardes durante a semana e estar junto das pessoas”, explica o dinamizador à Agência ECCLESIA. O local é a Igreja de Santiago, na baixa de Coimbra.

Este estar junto significa proporcionar tempos de oração individual e comunitária, prestar atendimento personalizado, celebrar o sacramento da reconciliação “e pode até passar por acções de formação a nível humano, tudo vai depender das pessoas que aparecerem e das necessidades que manifestarem”, explica.

As dinamizações serão feitas, numa primeira instância, pelo Pe. Fernando Pascoal, “mas espero depois contar com o contributo de outros”. Está prevista celebração eucarística todos os dias, de 2ª a 6ª, às 12h30 e restantes dias às 19h15, “aproveitando a hora de almoço ou ao final da tarde, conforme o horário das pessoas”, refere.

Um sonho com alguns anos que foi criando condições agora para ajudar as pessoas e os cristãos até porque “os párocos nem sempre têm tempo para ajudar e para estar atentos às pessoas nesse sentido”.

Com uma realidade marcadamente juvenil durante a semana, pela localização da Universidade, esta proposta poderá ser uma forma de chegar também aos jovens. “Não será exclusivamente juvenil, mas a atenção deve ser dada a todas as faixas, mesmo as actividades que poderão ter um cariz mais juvenil será sempre aberto a todos”, regista o Pe. Fernando Pascoal, sublinhando a importância deste primeiro passo.

A abertura do Centro será assinalada hoje ao final da tarde, com uma eucaristia presidida pelo Bispo da diocese, D. Albino Cleto, que apoia esta iniciativa.