paroquias.org
 

Notícias






Congregação para a Doutrina da Fé reúne documentos publicados desde o Concílio
2007-01-17 22:03:11

As intervenções da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) desde o Concílio Vaticano II até 2005 estão agora disponíveis num volume único.

São 662 páginas, a maioria delas em latim, que constituem o amplo texto que a Congregação dedicou a Bento XVI, prefeito desta Congregação de 1981 até 2005.
Segundo o Cardeal William Levada, actual prefeito da CDF e autor da introdução, estas são “intervenções magistrais que, respondendo a objecções e deformações da fé, ou propondo com autoridade novos aprofundamentos da doutrina revelada, acompanham e ajudam a pesquisa teológica”.

O Cardeal Levada lembra que “não basta denunciar o erro”, mas “é necessário recordar os outros elementos da tradição cristã que podem iluminar o caminho”. “Não se trata de substituir os teólogos, nem de propor uma teologia particular como única e normativa”, declara.

A CDF, refere, procura “propor de novo elementos que não são levados em linha de conta, mas que são indispensáveis para a elaboração de uma teologia católica sadia”.

A obra Documenta Inde a Concilio Vaticano Segundo Expleto Edita (1966-2005) é editada pela Livraria Editora Vaticana (www.libreriaeditricevaticana.com) e custa 40 Euros.

O último documento recolhido é a “Nota sobre o ministério do sacramento da unção dos enfermos”, assinada pelo então Cardeal Ratzinger a 11 de Fevereiro de 2005.

(Redacção/Zenit)

Fonte Zenit

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia