A dimensão social da fé nas comunidades
2001-07-16 19:46:43

Terminou hoje em Girona, Espanha, o Colóquio Europeu de Paróquias, que teve como tema de reflexão “Europa e Solidariedade: a dimensão social da fé nas comunidades cristãs”.

O Pe. José Pereira, representante da delegação portuguesa neste colóquio, em declarações à Agência ECCLESIA, sublinhou que a solidariedade não passa exclusivamente pelas instituições, mas passa por todos nós. Assim, o testemunho cristão tem que partir dos baptizados que se devem empenhar em trabalhar pelo bem da comunidade.
Referiu ainda que mesmo entre os sacerdotes deve haver a preocupação desta inter-ajuda de modo que quando um padre tem um tempo de descanso o poderá passar nalguma comunidade mais carenciada. E acrescentou que esta é uma forma de solidariedade. Esta inter-ajuda é independente do credo ou da confissão religiosa das pessoas, porque “as pessoas estão em primeiro lugar”.
Os 230 participantes do Colóquio Europeu visitaram o Mosteiro de Monserrat, onde tomou posse a nova direcção, que substituiu o Pe. João Castelhano, da diocese de Coimbra, que vê agora cessar a sua colaboração neste comité.