 |
Notícias
|
|
|
Pescadores homenageiam padroeira 2001-07-16 19:29:12 Começa hoje o CÃrio de Nossa Senhora da Arrábida, uma das tradicionais procissões dos pescadores de Setúbal, com partida, à s 16,30 horas da Igreja da Anunciada.
Ao contrário do que se fazia até aos anos oitenta - em que a procissão era fluvial, sendo a imagem levada num barco, acompanhado por dezenas de traineiras engalanadas - agora a procissão é feita por via terrestre.
Assim, a imagem sairá da igreja pelas 16,30 horas, sendo transportada numa viatura descoberta e ornamentada até ao Convento da Arrábida, onde ficará em adoração, até ao regresso, amanhã à tarde, à Igreja da Anunciada.
No domingo, além da componente religiosa, haverá uma parte profana, com uma quermesse a decorrer até ao regresso da imagem a Setúbal.
Os festejos só terminam na quarta-feira, com uma missa na Igreja da Anunciada, uma visita à exposição "A devoção de Nossa Senhora da Arrábida" e um convÃvio entre os festeiros.
Esta é uma centenária manifestação de fé, sendo a Senhora da Arrábida muito adorado pelos pescadores do Bairro de Tróino. Durante muitos anos, esta procissão foi motivo de romaria, com as pessoas a assentarem arraiais na envolvente do convento.
No entanto, a procissão de Nossa Senhora da Arrábida assinalava a rivalidade, que hoje já não existe, entre os pescadores de Tróino e das FontaÃnhas, que têm a sua procissão própria. Trata-se da procissão de Nossa Senhora de Tróia, que se realiza em Agosto.
Os pescadores das FontaÃnhas são essencialmente varinos, provenientes de Ovar, Aveiro e Nazaré, que criaram raÃzes em Setúbal e que pelo seu tipo diferente de pesca, rivalizavam com os de Tróino. Uma situação que, durante muitos anos, provocou convulsões quer em terra quer no mar.
Durante algum tempo, a procissão não foi realizada, mas há cerca de dez anos foi retomada, com a colaboração da Fundação Oriente, que cede a capela do Convento da Arrábida para a deposição da imagem e realização da missa.
Fonte JN
|
voltar
|
 |
|