Pescadores homenageiam padroeira
2001-07-16 19:29:12

Começa hoje o Círio de Nossa Senhora da Arrábida, uma das tradicionais procissões dos pescadores de Setúbal, com partida, às 16,30 horas da Igreja da Anunciada.

Ao contrário do que se fazia até aos anos oitenta - em que a procissão era fluvial, sendo a imagem levada num barco, acompanhado por dezenas de traineiras engalanadas - agora a procissão é feita por via terrestre.
Assim, a imagem sairá da igreja pelas 16,30 horas, sendo transportada numa viatura descoberta e ornamentada até ao Convento da Arrábida, onde ficará em adoração, até ao regresso, amanhã à tarde, à Igreja da Anunciada.
No domingo, além da componente religiosa, haverá uma parte profana, com uma quermesse a decorrer até ao regresso da imagem a Setúbal.
Os festejos só terminam na quarta-feira, com uma missa na Igreja da Anunciada, uma visita à exposição "A devoção de Nossa Senhora da Arrábida" e um convívio entre os festeiros.
Esta é uma centenária manifestação de fé, sendo a Senhora da Arrábida muito adorado pelos pescadores do Bairro de Tróino. Durante muitos anos, esta procissão foi motivo de romaria, com as pessoas a assentarem arraiais na envolvente do convento.
No entanto, a procissão de Nossa Senhora da Arrábida assinalava a rivalidade, que hoje já não existe, entre os pescadores de Tróino e das Fontaínhas, que têm a sua procissão própria. Trata-se da procissão de Nossa Senhora de Tróia, que se realiza em Agosto.
Os pescadores das Fontaínhas são essencialmente varinos, provenientes de Ovar, Aveiro e Nazaré, que criaram raízes em Setúbal e que pelo seu tipo diferente de pesca, rivalizavam com os de Tróino. Uma situação que, durante muitos anos, provocou convulsões quer em terra quer no mar.
Durante algum tempo, a procissão não foi realizada, mas há cerca de dez anos foi retomada, com a colaboração da Fundação Oriente, que cede a capela do Convento da Arrábida para a deposição da imagem e realização da missa.

Fonte JN