Catequese à distância de um clique
2006-12-13 22:14:44

Estar mais próximo dos jovens e ajudá-los na formação que a Diocese de Coimbra propõe este ano. As Catequeses com Cristo são subsídios que surgiram na elaboração do plano para a Pastoral Juvenil da Diocese de Coimbra e “foi uma das ideias que surgiram para suprimir a necessidade de formação dos animadores e formação juvenil que está proposta no plano juvenil para Coimbra” aponta à Agência ECCLESIA, Padre João Paulo Vaz, Assistente Espiritual e Director do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, em Coimbra.

Assim quinzenalmente está disponível para download, na internet, uma nova catequese, subordinada ao tema escolhido: Catequeses sobre Cristo.

Quem é afinal Jesus Cristo, O Nascimento de Jesus, A infância de Jesus e o Baptismo de Jesus são os temas até agora disponibilizados, mas que se vão prolongar por todo o ano pastoral. O Pe João Paulo Vaz manifesta bons resultados. “O feedback que temos recebido, vem pela mesma via, através da internet” e dão conta de uma boa receptividade. “Chegam-nos mensagens do seu uso a nível individual e também em grupos”, explica. No contacto que vão estabelecendo habitualmente com os jovens, vão percebendo que esta iniciativa é também um meio de catequese nos grupos e a forma como tem sido recebida perspectiva a sua continuidade no próximo ano.

As novas tecnologias têm uma grande aceitação na sociedade, em especial junto das camadas juvenis. Mostrar a actualidade da mensagem de Cristo pode traduzir-se também no uso das ferramentas tecnológicas. “É um meio privilegiado de trabalho neste momento”, refere o Pe João Paulo Vaz.

Como organismo da Diocese para a Pastoral Juvenil “é nossa obrigação fornecer subsídios para o trabalho, formação e catequese dos grupos”, aponta. Todos os anos colocam vários subsídios à disposição dos jovens de Coimbra “para que iluminados pelo tema de cada ano, os grupos possam caminhar nessa vertente”, explica o director do SDPJ. Este apoio e subsídio traduz-se na disponibilidade que apresentam para acompanhar quer pessoalmente quer virtualmente os jovens de Coimbra.

Para mais informações aceder à página http://sdpjcoimbra.cjb.net