Diocese de Lamego com nova cara na Internet
2006-12-06 22:57:24

Maria de braços abertos recebe quem optou por escrever www.diocese-lamego.pt. Poderia ser uma frase, ou uma foto. Mas é um vitral cheio de cor e que deixa passar a luz para as páginas que se abrem com um simples clique.

A última semana de Novembro viu estrear o novo site da diocese de Lamego que aposta num novo grafismo, em opções interactivas e por isso mais próximas dos cibernautas. "A Igreja de Lamego, através da "janela" mediática e esperançosa da Internet, abre-se aos horizontes incomensuráveis do mundo dos homens e da cultura". E com estas palavras, a Igreja de Lamego dá as boas vindas aos visitantes virtuais, que através das novas tecnologias, se aproximam da realidade dos Lamecenses.

A aposta por um novo portal tem por objectivo partilhar "a variedade das suas alegrias e tristezas, comungar as suas preocupações e experiências, e tornar-se solidária com as grandes iniciativas que contribuem para edificar um mundo mais justo e mais fraterno". Porta aberta também "à reflexão séria e empenhada" e que "dará razões de viver e crescer como comunidade cada vez mais responsável de filhos de Deus" pode ler-se na nota de abertura.

A diversidade da Igreja de Lamego está espelhada em todo o site. Aqui se pode encontrar os responsáveis de todos os secretariados diocesanos, os vários serviços disponíveis na diocese, tanto eclesiais como laicais, conhecer os movimentos e associações, traçando também a realidade dos institutos religiosos presentes. Quem quiser pode conhecer um pouco da história que deu origem quer à cidade quer à diocese, assim como alguns apontamentos sobre o Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho.

Em download pode-se consultar o programa pastoral para o ano 2006-2007. A página da diocese apresenta uma grande variedade de links disponíveis, criando uma rede entre todas as dioceses do país e instigando a um contacto entre a família eclesial, leiga, nacional e internacional.

Em destaque a Inventariação do Património Móvel Religioso, onde se destacam os objectivos deste projecto, as Instituições e as obras de arte em si que compõem o espólio de arte na Diocese de Lamego.