paroquias.org
 

Notícias






Taizé: dezenas de milhares de jovens de toda a Europa em Zagreb
2006-11-29 22:45:13

Dezenas de milhares de jovens de toda a Europa vão encontrar-se em Zagreb, de 28 de Dezembro de 2006 a 1 de Janeiro de 2007, para o 29° Encontro Europeu de Jovens animado pela Comunidade de Taizé. De Portugal são esperados mais de 500 jovens que, do Minho ao Algarve, se preparam para mais esta Peregrinação de Confiança.

Há mais de 30 anos que são numerosos os Croatas que participam nos encontros em Taizé, na Borgonha, e nos encontros de final de ano nas cidades europeias. «Estão muito contentes por poderem acolher jovens de toda a Europa no seu próprio país», comenta um dos irmãos de Taizé que está em Zagreb desde Setembro. A equipa de preparação de que este irmão faz parte está confiante que todos os jovens serão alojados em famílias.

«Chegou o momento para darmos novos passos na construção de um futuro de paz, com jovens Croatas, com os seus vizinhos e com jovens de toda a Europa», diz o irmão Alois, o prior de Taizé. O irmão Alois vai falar todas as noites no Parque de Exposições de Zagreb que, durante 4 dias, se tornará num amplo espaço de oração e reflexão.

O irmão Alois vai publicar uma carta dirigida aos jovens, por ocasião deste Encontro. Será chamada «Carta de Calcutá», dando seguimento ao encontro de Taizé que reuniu em Outubro vários milhares de jovens nesta cidade da Índia. A «Carta de Calcutá» e o programa do Encontro de Zagreb estarão disponíveis no site de Taizé (www.taize.fr) uns dias antes do Natal.

A fim de prepararem os jovens para o Encontro de Zagreb, alguns irmãos de Taizé viajam na Europa ao longo de todo o Outono. Na Alemanha, durante todo o mês de Novembro, uma centena de «noites de luz» reuniu milhares de jovens em muitas cidades alemãs. Outras viagens têm lugar na Ucrânia, na Bulgária, na Polónia, na Sérvia, na Bósnia, em Itália e em várias regiões de França.

Uma missa com a Comunidade de Taizé e milhares de jovens reunidos na Catedral de Zagreb será retransmitida em directo por alguns canais de televisão no dia 31 de Dezembro a partir das 10h57m.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia