paroquias.org
 

Notícias






Uma revista de direito canónico de Portugal para o mundo
2006-11-29 22:41:09

Acaba de ser publicado o Volume I da revista Forum Canonicum editada pelo Instituto Superior de Direito Canónico (ISDC) da Universidade Católica Portuguesa. Juristas, Advogados, Magistrados, Investigadores, Políticos e Jornalistas encontram nesta nova publicação assuntos do seu interesse em áreas do Direito Canónico, do Direito Concordatário, do Direito Eclesiástico e do Direito das Religiões.

O Forum Canonicum é uma revista de periodicidade semestral, num total de 300-350 páginas ao ano. Aborda temáticas relacionadas com o direito canónico, as relações entre o Estado e a Igreja, estruturada em diversas secções.

Tem assinantes em Portugal e no estrangeiro. Há permutas com revista nacionais e estrangeiras, entre outras: Apollinaris (Roma), Commentarium pro Religiosis (Roma), Anuario Argentino de Derecho Canónico (Argentina), Quaderni di Diritto ecclesiale (Milano), L'Année Canonique (França), Colectánea de Jurisprudencia Canónica (Espanha), Anuario de Derecho Eclesiástico del Estado (Espanha), Direito e Pastoral (Brasil), Studia Canonica (Canadá), The Jurist (USA).

O I Volume conta com um artigo do Cardeal José Saraiva Martins, intitulado “A Europa do Futuro no Pensamento de João Paulo II” e outro do Cardeal Peter Erdo, de Budapeste, intitulado “Aspetti giuridici del Sinodo dei Vescovi – quatro decenni di sviluppo istituzionale”.

A Instrução “Dignitas Connubii”, a “administração apostólica pessoal”, a tutela do Património e a Concordata de 2004 são alguns dos temas abordados. São ainda feitas recensões de algumas obras, relacionadas com o direito canónico em geral.

Para informações e assinaturas: fcanonicum@isdc.ucp.pt / www.isdc.lisboa.ucp.pt

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia