Escuteiros do Agrupamento 10 – Cedofeita comemoram 75 anos
2006-11-23 00:35:28

Num ano ímpar, em que o movimento escutista mundial comemora 100 anos de existência, o Agrupamento – 10 Cedofeita celebra as suas bodas de diamante, tendo-se realizado diversas actividades para marcar esta data.

Foi no ano de 1931, no dia 15 de Novembro, que nasceu oficialmente o escutismo em Cedofeita, pela mão de D. António Valente da Fonseca. Ao fim de mais de sete décadas de existência foram muitos os desafios colocados ao Agrupamento. Num mundo em constante mutação, a perseverança, a determinação e o empenho permitiram que o Agrupamento se adaptasse constantemente às novas necessidades. Assim, ao fim de 75 anos de vida, chegou o momento de celebrar toda esta evolução, recordando gerações de cidadãos marcados pelo ideal escutista.
Às nove horas e trinta minutos do passado sábado, começaram a juntar-se os escuteiros de todas as idades no pátio da sede, com um sorriso no rosto perante a perspectiva do dia de surpresas que os esperava. Após estarem formadas as patrulhas, deu-se início às festividades com um pequeno jogo de cidade, em que foram realizadas algumas tarefas. Depois do almoço, foi revelada a proposta de logótipo escolhida para representar este marco histórico. Mais tarde, celebrou-se a Eucaristia, em honra do Padroeiro da paróquia de Cedofeita (e também Patrono do Agrupamento) – S. Martinho.
A partir das dezassete horas, toda a comunidade estava convidada a participar nas celebrações formais. Assim, levou-se a cabo uma sessão solene onde todo o Agrupamento se apresentou à comunidade. Lobitos (6 aos 9 anos), Exploradores (10 aos 13), Pioneiros (14 aos 17) e Caminheiros (18 aos 22) apresentaram as suas unidades, espalhando alguma alegria e vivacidade que tão naturalmente os caracterizam. Foram ainda apresentadas as principais iniciativas programadas pelo Agrupamento para comemorar esta data, bem como a simbologia escolhida para nortear as mesmas. Por fim, num ambiente de fraterna alegria e comunhão entre todos os presentes, sopraram-se as velas do bolo de aniversário do agrupamento.
Venham outros tantos!