Primeiros licenciados do ISCRA
2006-11-14 22:38:45

Os primeiros licenciados em Ciências Religiosas pelo ISCRA (Instituto de Ciências Religiosas de Aveiro) receberam, no último sábado, o respectivo diploma. Numa sessão solene, os responsáveis pelo ISCRA entregaram os diplomas aos finalistas do diferentes cursos e, na presença de alunos e professores, iniciaram um novo ano lectivo.

Este não é um ensino presencial. É entregue aos alunos o material didáctico necessário e, depois, utilizam-se as ferramentas da comunicação para a aprendizagem e o diálogo com colegas e professores. Há também encontros quinzenais no Instituto para os alunos que estiverem interessados.

A Directora do ISCRA, Deolinda Serralheiro, adiantou ao Programa Ecclesia que “o instituto veio trazer às pessoas, nomeadamente aos leigos, a possibilidade de fazer uma formação académica de nível superior, porque muitas pessoas não poderiam participar nas aulas diariamente como é habitual”. Os alunos que frequentam os cursos do ISCRA são “pessoas na vida activa”, muitas vezes já cursos superiores. Frequentam a formação na área da teologia “para valorização pessoal e para se tornaram mais competentes na sua intervenção social e eclesial”, sublinha Deolinda Serralheiro.

Para D. António Marcelino, o ISCRA é mais uma resposta que quis dar em benefício da formação na fé dos adultos. No trabalho na Diocese de Aveiro ou na presidência de diferentes Comissões da Conferência Episcopal, D. António Marcelino apostou na formação dos leigos. O Instituto é uma aposta ganha, pelas 4 centenas de alunos que por ele passaram, porque chega aos vários arciprestados da Diocese e porque, como sublinhou ao Programa Ecclesia, a própria escola teve já a capacidade “de formar gente para a formação no instituto".

A ligação ao Instituto Superior de Ciências Religiosas à Distância “San Agustín”, de Madrid, permite ao ISCRA oferecer uma licenciatura, frequentada já por uma centena de alunos.

Formação para leigos com responsabilidades pastorais, Curso Básico de Ciências Religiosas, pós-graduação em Ciências da Família e História das Religiões, Plano de Formação Sistemática à Distância, Licenciatura em Ciências Religiosas à Distância e formação contínua para professores e outros agentes são os cursos que o ISCRA proporciona.

Entre as publicações do Instituto de Ciências Religiosas de Aveiro destaque para a Revista “Praxis”.

(Informações sobre o ISCRA em www.iscra.pt)