paroquias.org
 

Notícias






Bibliotecas de Deus
2006-11-07 23:23:25

Um poema bem conhecido de Fernando Pessoa lembra que Jesus não tinha biblioteca. O que é só meia-verdade. Pois a compreensão de Jesus não se pode fazer, por exemplo, sem referência à tradição de escritos sagrados que certamente conhecia, e com a qual dialogava. Nem sequer da riquíssima e plural literatura a que vai dar origem.

Com o título "Bibliotecas de Deus", o Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) está a realizar um Seminário de Estudos Avançados.

De 31 de Outubro a 9 de Janeiro, na Biblioteca Universitária João Paulo II da UCP realizar-se-ão cinco sessões. A primeira, a realizar hoje das 17 às 20 horas, é subordinada ao tema "Moisés, Jesus, Maomé" e será orientada por Joaquim Carreira das Neves. No próximo mês, dia 14, João Lourenço falará "exegeses judaicas" e Tolentino Mendonça, no dia 28, abordará o tema "Fronteiras dos escritos Neotesta-mentários". "A sedução apócrifa" será a temática que Armindo Vaz colocará em destaque no dia 12 de Dezembro. A última sessão (9 de Janeiro) deste seminário de estudos avançados será sobre "o Conhecimento de Deus que vem pela leitura" e terá como oradora Luisa Almendra. Nos dias 16 de Janeiro e 6 de Fevereiro do próximo ano realizar-se-ão ateliers e a sessão final está marcada para o dia 13 de Fevereiro.

Existem Bibliotecas de Deus. Têm uma inscrição central nas três religiões monoteístas, e desenvolvem uma incontornável função identitária, embora diferenciada. Abordá-las é penetrar num território complexo e privilegiado de análise, onde se joga tanto o impacto das questões de origem, como a pertinência das interrogações formuladas pelo nosso presente histórico e seu debate cultural.

O Centro de Estudos de Religiões e Culturas Cardeal Höffner (CERC) é uma instituição científica da UCP, integrada na Faculdade de Teologia e tem como finalidade a investigação científica, a formação e prestação de serviços no domínio do estudo das religiões e dos fenómenos religiosos.

Mais informações sobre esta iniciativa através do telefone 217214135 ou email secretariado.cerc@cerc.ucp.pt

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia