paroquias.org
 

Notícias






Colóquio sobre Religião e Cultura
2006-10-26 23:12:45

“O significado cultural da religião: aproximações e tendências contemporâneas” é o tema do colóquio a realizar em Lisboa, 3 de Novembro, no Instituto de Ciências Sociais (ICS) e organizado por Steffen Dix (ICS) e Paulo Mendes Pinto (Universidade Lusófona) que terá tradução para português e inglês.

Programa

14.00 - 14.30 Abertura por Steffen Dix (ICS) e Paulo Mendes Pinto (Universidade Lusófona)
14.30 - 16.00 Perspectivas teóricas

Moderação: Nina Clara Tiesler (ICS)

Ramon Sarró - New trends in the anthropology of religion (Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa)
Hubert Knoblauch - Basic issues and recent developments in the sociology of religion (Institut für Soziologie - Technische Universität Berlim)

16.00 - 16.30 Coffee break

16.30 - 18.00 A religião na vida quotidiana: desafios práticos
Moderação: Paulo Mendes Pinto (Universidade Lusófona)
António Matos Ferreira - Diversidade e transformação das práticas religiosas no cristianismo (Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
AbdoolKarim Vakil - Paisagens para bons muçulmanos: escalas, quotidianos, subjectividades [em tempos de guerra] (King's College Londres)

18.00 - 18.30 Discussão final

Nos últimos anos, na paisagem académica dominava uma concepção que declarou a religião sobretudo como uma fórmula interior do indivíduo. Foi diagnosticado, nomeadamente sob os tópicos da «privatização» e da «secularização», quase um declínio absoluto da religião dentro da esfera pública. Contudo, o notável aumento das pesquisas recentes sobre o papel das religiões nas sociedades ocidentais modernas comprova exactamente o contrário. O regresso visível da religião para a vida contemporânea provocou alterações significativas em algumas ciências culturais, tais como na sociologia, na etnologia, na filosofia, nas ciências políticas ou históricas. Um dos resultados destes processos foi a observação de que a religião continua a ser um instrumento importante para a autodeterminação de uma sociedade. Esta nova e inesperada importância das religiões exige também uma nova orientação nos estudos das religiões que já não permite uma «definição» da religião e obriga ao mesmo tempo a investigações sob perspectivas diferentes. O intuito deste colóquio é uma tentativa de apresentar algumas destas perspectivas.

Para além da apresentação das perspectivas mais recentes nos estudos das religiões, o objectivo principal deste colóquio é, a médio prazo, o estabelecimento e a continuação dos estudos das religiões em Portugal. Tendo em conta a crescente actualidade das orientações religiosas, trata-se de uma intenção que ganha cada vez mais importância, especialmente na observação de uma sociedade contemporânea.

Oradores

AbdoolKarim Vakil - É professor de História Portuguesa Contemporânea no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros do King's College, Universidade de Londres. Tem investigado e publicado sobre história cultural e intelectual portuguesa dos séculos XIX e XX com particular incidência sobre questões de historiografia e identidade nacional; das representações do Islão e dos muçulmanos no imaginário literário e cultural português e nos discursos de poder. Foi durante vários anos organizador e moderador dos Simpósios do Muslim Institute de Londres, e é actualmente membro do painel consultativo da Muslim Studies Network, moderador de um grupo de debate muçulmano cibernértico, e co-editor de uma coluna de opinião no jornal mensal The Muslim News (Reino Unido). Publicações recentes incluem: Pensar o Islão, RCCS 69 (2004); Do Outro ao Diverso, RLCR 5/6 (2004); Comunidade Islâmica em Portugal, in: "Dicionário Temático da Lusofonia" (2005); Vasco da Gama in: "A Postcolonial People: South Asians in Britain" (2006); Heróis do Lar, Nação Ambi-Valente: Portugalidade e Identidade Nacional nos tempos dos pós, in: "30 Anos de Democracia em Portugal " (2006).

António Matos Ferreira - Doutorado em história contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, e é membro do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da mesma universidade. É também professor auxiliar convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nas áreas do Cristianismo moderno e contemporâneo. Foi um dos coordenadores da História Religiosa de Portugal.

Hubert Knoblauch - Estudou sociologia, filosofia e história nas universidades de Konstanz e Brighton. Doutorou-se sob a orientação de Thomas Luckmann e é actualmente membro do concelho científico do Instituto de Sociologia de Technische Universität Berlim. É também membro da direcção do Research Network "Sociology of Culture" da European Sociological Association. Autor de vasta bibliografia, entre ela: Video Analysis. Methodology and Methods. Qualitative Audiovisual Data Analysis in Sociology ou Europe and the Invisible Religion. O interesse principal dos seus estudos actuais reside numa teoria das sociedades modernas. Hubert Knoblauch é considerado, na Alemanha e internacionalmente, como um dos mais importantes especialistas na sociologia da religião (métodos qualitativos) e na sociologia do conhecimento (sociology of knowledge).

Nina Clara Tiesler - Doutorada em ciência comparada das Religiões pela Universidade de Hanover, Alemanha (2004). É investigadora associada sénior no Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL), com bolsa de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolvendo trabalhos nas áreas de antropologia, sociologia e ciência comparada das Religiões. Foi investigadora associada junior no European Migration Centre, é sócia do International Bibliographical Network EURISLAM (desde 2004) e fundadora da rede internacional de investigadores MEL-net (muçulmanos em espaços lusófonos, ICS-UL). Em 2006 foi resident fellow at the Bellagio Dialogue on Migration, Rockefeller's Bellagio Study and Conference Centre. Desde 2004 lecciona ocasionalmente no ICS-UL, no Instituto de Sociologia da Universidade de Hanover e na Universidade Nova de Lisboa na area de Religião e Migração. Iniciou a sua pesquisa sobre muçulmanos na Europa em 1992. Desde 1998 desenvolve estudos na area de migração internacional e mais recente sobre futebol e sociedade e sobre a diaspora portuguesa. É autora do livro Muçulmanos na Europa: Religião e políticas de identidade (2006).

Paulo Mendes Pinto - Docente na licenciatura em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona, onde dirige a Revista Lusófona de Ciência das Religiões. Doutorando na área de História e Cultura Pré-Clássica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem desenvolvido os seus trabalhos no âmbito da mitologia e das religiões antigas. Autor do volume Para uma Ciência das Religiões em Portugal, tem-se também dedicado à reflexão sobre a relação entre a religião, a cidadania e as instituições democráticas, tendo coordenado cientificamente o projecto Religiões: História, Textos, Tradições levado a cabo no âmbito das actividades da Religare (Estrutura de Missão para o Diálogo com as Religiões, da Presidência do Conselho de Ministros), e co-coordenado os volumes Evangelhos comentados que nos últimos 3 anos reunirão dezenas de líderes religiosos e personalidades culturais e políticas de quase todos os quadrantes portugueses. É investigador da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa.

Ramon Sarro - Doutorado em antropologia social pelo University College em Londres com a dissertação "Baga Identity: Religious Movements and Political Transformation in the Republic of Guinea". É investigador auxiliar no Instituto de Ciências Sociais e coordenador (com João de Pina-Cabral) do mestrado em antropologia social e cultural (2006-2008). Entre outras obras, é co-autor do livro: Learning Religion: Anthropological Approaches Oxford (no prelo 2007) e de Terrenos Metropolitanos: Desafios para a Antropologia Lisboa. Ramon Sarró é especialista em estudos antropológicos sobre orientações religiosas em minorias religiosas e concentra os seus estudos actuais especialmente em imigrantes de origem africana e brasileira.

Steffen Dix - Doutorado em ciências comparadas das religiões pela Universidade de Tübingen. É investigador associado no Instituto de Ciências Sociais onde investiga a religião e a religiosidade em Portugal. Nos seus actuais interesses de investigação salientam-se especialmente projectos sobre o catolicismo português (entendido como expressão sócio-cultural) e o recente pluralismo religioso nos centros urbanos de Portugal. Um outro ponto principal das suas investigações é a obra de Fernando Pessoa. Para além de amplas traduções da obra deste modernista português já desenvolveu várias pesquisas sobre filosofia e fenómenos religiosos na obra pessoana. É editor e tradutor de: Fernando Pessoa - Die Rückkehr der Götter (2006) e autor de: Heteronymie und Neopaganismus bei Fernando Pessoa (2005).

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia