Dedicação da Sé Patriarcal de Lisboa - Carta do Cardeal-Patriarca de Lisboa
2006-10-23 22:38:56

Aos párocos, comunidades cristãs, movimentos e associações de fiéis, acerca da solenidade da Dedicação da Sé Patriarcal de Lisboa

Irmãos e Irmãs,

No próximo dia 25 de Outubro celebra-se a Festa litúrgica da Dedicação da nossa Sé Patriarcal. Esta é uma das celebrações que, no decorrer do Ano Pastoral, sublinha a dimensão diocesana em que todos os fiéis são chamados a sentir-se membros de uma Igreja particular, a Igreja de Lisboa.

A Catedral, onde o Bispo tem a sua “cátedra” de mestre da fé, é o símbolo visível desta unidade da Igreja. Ela é, por natureza, o lugar próprio para o Bispo se encontrar com os membros do seu povo, sacerdotes, religiosos e leigos. Assim foi no passado, quando, com Dioceses mais pequenas, quem queria celebrar com o Bispo, vinha à Catedral. À medida que as Dioceses foram crescendo em dimensão, o Bispo passou a visitar as comunidades onde elas estão, nas chamadas “visitas pastorais”, o que relativizou, progressivamente, a centralidade da Catedral como Igreja Mãe, símbolo da unidade diocesana. Redescubramos este sentido ao menos nesta grande festa da Catedral.

Claro que a Diocese não se pode reunir toda na Catedral. Mas além de pedir aos sacerdotes, se puderem, que venham concelebrar comigo nesse dia, convido as comunidades a fazerem-se representar nessa celebração. Mas convido especialmente e com particular insistência: os novos Vigários, recentemente nomeados; os Congressistas que irão a Bruxelas, participar na 4ª Sessão do Congresso Internacional para a Nova Evangelização; neste ano em que o nosso Programa de Pastoral dá particular relevo á vivência da caridade, todos os cristãos que trabalham nas Instituições que exprimem, em acções, o amor da Igreja pelos irmãos: Conferências de São Vicente de Paulo, Centros Sociais e outras Instituições de solidariedade, visitadores de hospitais e prisões, etc. Todos juntos meditaremos sobre as exigências da caridade na Igreja que somos.

A celebração será às 21h30m.
Que Deus vos abençoe a todos neste início de Ano Pastoral.

Lisboa, 9 de Outubro de 2006

† JOSÉ, Cardeal-Patriarca