Formar homens integralmente - I Congresso Internacional de Pedagogia: «Repensar a escola hoje: contributo dos jesuítas»
2006-10-23 22:35:15

A companhia de Jesus foi das primeiras ordens religiosas a investir na educação. Dada a importância que ainda hoje têm nesta área, “tentamos questionar e reflectir sobre a companhia de Jesus, desde a suas fontes educativas até aos nossos dias” aponta o Padre José Lopes, um dos organizadores deste I Congresso Internacional de Pedagogia à Agência ECCLESIA.

Reunidos na Faculdade de Teologia de Braga e com cerca de 200 participantes, começaram por reflectir historicamente “também porque nos queremos manter fiéis à pedagogia de da Companhia de Jesus”, abrindo perspectiva para os caminhos que percorreram e para onde devem caminhar na área educacional “para que as nossas escolas continuem a ser lugares de aprendizagem”.

Os três colégios da Companhia de Jesus, São João de Brito, Colégio das Caldinhas e Colégio de Cernache, para além da Faculdade de Filosofia, “têm tido um papel importante na sociedade portuguesa pois o nosso papel não é só educar, mas formar homens” numa formação integral.

A companhia de Jesus aposta principalmente agora “na formação dos professores”, pois tudo passa pela sala de aula, aponta. “Com o nosso projecto educativo e experiência que temos tido ao longo dos anos, podemos ter um papel relevante e fundamental”. O ensino particular e cooperativo tem sido “atacado mas consideramos que a nossa proposta continua a ser boa” afirma o Pe José Lopes, “pois não nos interessa o sucesso académico do aluno, pois não basta isto se ele não for um homem cristão, uma pessoa que dê”, apontando os valores da justiça e solidariedade como fundamentais na atitude de vida. “Queremos educar para a vida, para o serviço, conciliando a virtude e o saber”.

“A memória histórica é muito curta” e esta é a forma de “aliarmos a criatividade que a sociedade nos pede, mas não esquecendo o fundamental que está na génese da nossa proposta educativa” conclui.