paroquias.org
 

Notícias






UCP tem licenciatura em Direito Canónico
2006-10-19 22:31:28

“Recuperar o ensino do Direito Canónico a nível universitário e aprofundar os estudos no âmbito do Direito Concordatário” são os objectivos da nova Licenciatura em Direito Canónico que ontem (16 de Outubro) teve o seu início na Universidade Católica Portuguesa (UCP).

35 anos depois a nova licenciatura nasceu. “Primeiro sentiu-se a falta de recursos humanos e materiais mas fizémos também um processo de amadurecimento” até à sessão inaugural que foi presidida por D. José da Cruz Policarpo, Patriarca de Lisboa. Em 1989 foi criado o Centro de Estudos de Direito Canónico – “um primeiro passo no sentido de incrementar o Direito Canónico” – e em 2004 foi aberto o Instituto de Direito Canónico. Até ao momento muitas iniciativas foram realizadas: encontros, jornadas e publicações. Com o apoio das autoridades académicas da UCP e da Conferência Episcopal Portuguesa “conseguimos levar por diante este projecto” – disse Saturino Gomes.

Segundo o plano definido pela Santa Sé, a licenciatura tem 5 anos. O primeiro ciclo são cadeiras de introdução à Filosofia e à Teologia e o 2º ciclo tem disciplinas mais do âmbito do Direito Canónico. “Começamos com o segundo ciclo porque as pessoas já têm o curso de Teologia ou de Ciências Religiosas” – adianta. Ao contrário do que acontece em Espanha, Itália e Alemanha, o estudo de Direito Canónico nas universidades públicas “é uma hipótese muito remota”.

Integrado nesta sessão foi lançado também o Volume I da nova revista «Forum Canonicum». A revista já existia mas num formato de boletim e publicada quadrimestralmente, a nova revista passou à periodicidade semestral e com muito mais páginas. “No primeiro volume temos alguns artigos de autores reconhecidos: Cardeal Saraiva Martins e do cardeal de Budapeste” – finalizou Saturino Gomes.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia