paroquias.org
 

Notícias






Paganismo influenciou representação dos anjos
2006-10-12 22:00:42

O judeo-cristianismo recebeu "muitas influências e elementos" do paganismo, no que ao discurso sobre os anjos diz respeito, afirmou ontem o biblista José Tolentino Mendonça, durante o congresso internacional Figuras do Anjo Revisitadas, que hoje termina em Fátima.

"A religião de Israel assimila a herança pagã", referiu o investigador, a propósito da forma como a Bíblia adoptou a figura do anjo. O paganismo, ou o fenómeno "que seria mais correcto designar como religiosidade disseminada", inculcou na escritura judaica "uma exacerbação sem controlo" ou uma "vigilância difusa do fenómeno religioso".
Na sua intervenção, Tolentino Mendonça citou uma troca de correspondência entre dois pensadores do século XX, Walter Benjamin e Gershom Scholem, para concluir que "não há substituto moderno adequado para o profundo léxico espiritual" proporcionado pela angeologia bíblica. A figura do anjo permanece "um enigma, uma pergunta que nunca se desfaz".
"A figura do anjo torna-se uma grande catalisadora das experiências religiosas", diz Tolentino Mendonça. E, continuando presente na devoção religiosa e popular, pode ser mesmo um modo "simples e acessível de falar da experiência espiritual", como admitia ao PÚBLICO um dos cerca de 300 participantes neste congresso internacional. O padre Carlos Antunes, 36 anos, pároco da Golegã e Carregueira (Santarém), dizia que a utilização da referência simbólica do anjo "pode ser uma forma de comunicar a proximidade de Deus sem o reduzir".

A.M.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia