Bispo de Leiria-Fátima vai convidar Papa a visitar santuário
2006-10-08 13:44:34

O novo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, irá a Roma no final de Outubro ou princípios de Novembro com o objectivo de convidar o Papa Bento XVI a visitar o santuário português daqui a um ano.

Se o convite for aceite, as cerimónias de encerramento dos 90 anos das aparições, a inauguração da nova Igreja da Santíssima Trindade e a eventual canonização dos dois videntes já beatificados serão presididas por Bento XVI.
A informação foi dada ao PÚBLICO pelo próprio bispo. "Esperamos ter uma resposta positiva", afirmou D. António Marto, acerca do convite que deixará no Vaticano.
O Papa inauguraria, desse modo, a nova Igreja da Santíssima Trindade, que se encontra em fase final de construção. Já quanto à canonização dos dois videntes, o bispo não tem certezas: "O processo de canonização ainda não está definido: a equipa médica da Congregação da Causa dos Santos [do Vaticano] está a analisar a solidez do milagre exigido, para ver se tem condições de poder ser declarado milagre ou não."
António Marto diz que o processo de averiguação do eventual milagre é "bastante exigente", pois "os médicos pedem novas verificações" sucessivas. Mesmo se o milagre em que se baseou a beatificação de Jacinta e Francisco Marto - o apelido igual do bispo é só coincidência - foi considerado pouco sério por algumas pessoas, o bispo diz confiar nas equipas médicas e teológicas da Congregação para a Causa dos Santos, actualmente presidida pelo cardeal português José Saraiva Martins.
Na audiência que espera vir a ter com Bento XVI para lhe entregar o convite, D. António conta ouvir do Papa as ideias que ele tem sobre Fátima. "Gostaria muito de o ouvir, uma vez que a nomeação [para bispo] foi pessoal, sobre o significado de Fátima para os dias de hoje e o que ele espera deste santuário ao nível da Europa."
António Marto acrescenta que, depois de ter aceite a nomeação para Leiria-Fátima (era bispo de Viseu há ano e meio), recebeu uma carta de Bento XVI "em que o Papa fazia votos de bom êxito no trabalho pastoral, na diocese onde está o santuário "de importância capital para a diocese, para o país, para a Europa e para o mundo"". Por isso, diz, "gostava de saber o pensamento do Papa acerca desta frase".
Quanto à nova igreja, o bispo de Leiria-Fátima espera que ela esteja concluída a tempo e sem mais derrapagens - o custo está, actualmente, em cerca de 45 milhões de euros - que, admite, existem "sempre" nas grandes obras. Já os arranjos envolventes não deverão estar prontos.

Tornar Fátima
"acolhedora e funcional"
Em Setembro passado, foi assinado um protocolo que prevê que a administração central apoie a Câmara Municipal de Ourém e o Santuário de Fátima no desnivelamento da principal avenida de Fátima, junto da nova igreja. Mas os responsáveis admitem que um ano é um prazo curto para concluir a obra a tempo.
O caos urbano de Fátima leva o bispo a lamentar a ausência de um plano director no crescimento da localidade. O Estado, diz, deve agora "apoiar tudo o que possa tornar a cidade mais acolhedora, bela e funcional".
E justifica: Fátima "é um centro de atracção de turismo como [não há] outro em Portugal, com quatro, cinco milhões de turistas por ano", com o que isso significa de "desenvolvimento social, económico, cultural do país". Apoiar o reordenamento urbano da localidade seria por isso, no entender de António Marto, "proveitoso para todos".

António Marujo

Fonte Público