paroquias.org
 

Notícias






Primeiros cristãos mostram segredo de uma paróquia, constata o Papa
2006-09-22 22:29:32

A renovação da paróquia, «família de família cristã», não depende de belos planos pastorais, mas do encontro de seus membros com Cristo, particularmente na Eucaristia, assegura Bento XVI.

O pontífice apresentou às paróquias do século XXI o modelo das primeiras comunidades cristãs ao receber nesta sexta-feira, na residência pontifícia de Castel Gandolfo, os participantes da assembléia plenária do Conselho Pontifício para os Leigos.

No encontro, cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e numerosos leigos, sob a presidência do arcebispo Stanislaw Rylko, presidente desse Conselho vaticano, estão tratando o tema: «Voltar a encontrar a paróquia. Caminhos de renovação».

Como explicou no discurso que dirigiu em italiano, o bispo de Roma considera que a desejada renovação da paróquia «não pode surgir só de oportunas iniciativas pastorais, por mais úteis que sejam, nem de planos de lousa».
O livro dos Atos dos Apóstolos, recordou, «descreve a primeira comunidade de Jerusalém perseverando na escuta do ensino dos apóstolos, na união fraterna, na fração do pão e na oração, uma comunidade acolhida e solidária até o ponto de colocar tudo em comum».

Inspirando-se neste modelo, reconheceu o Papa, «a paróquia “volta a encontrar-se” no encontro com Cristo, especialmente na Eucaristia».

«Alimentada pelo pão eucarístico, cresce na comunhão católica, caminha na fidelidade plena ao Magistério e está sempre atenta a acolher e discernir os diferentes carismas que o Senhor suscita no Povo de Deus», afirmou o Santo Padre.
«Da união constante com Cristo, a paróquia extrai vigor para comprometer-se sem cessar no serviço aos irmãos, particularmente aos pobres, para quem representa de fato o primeiro referente», assegurou.

ZP06092207

Fonte Zenit

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia