paroquias.org
 

Notícias






EMRC e a formação da personalidade
2006-09-09 14:07:16

Já está nas bancas o número 5 da Revista de Pastoral Catequética. Este número foi dedicado, quase exclusivamente, ao estudo e comentário do documento base para a revisão dos programas e manuais da Pastoral Escolar, recentemente aprovado na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, com o título Educação Moral e Religiosa Católica, um valioso contributo para a formação da personalidade.

É um documento orientador, que estabelece os princípios e orientações para a revisão de programas, de metodologias e manuais, tendo em conta as rápidas e profundas transformações que se operam na cultura e no sistema educativo. Para além desta motivação primeira, tem este documento outros objectivos mais amplos: esclarecer, motivar e orientar todos quantos, directamente ou indirectamente, estão comprometidos e relacionados com a disciplina da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).
Define, com clareza, o lugar desta disciplina escolar na informação e formação cultural do ensino e como serviço à formação global dos alunos, apelando, por isso, à indispensabilidade da afirmação clara de direitos e obrigações consignados em lei e à criação das condições necessárias para a sua efectivação e cumprimento por parte das escolas e das instâncias do Estado, tendo em conta a sua significativa implantação em todas as escolas do País.
Enumera, bastante bem, as diferenças entre a EMRC e a catequese, que, infelizmente, muita gente confunde, e cuja confusão serve para justificar o facto de não optarem pela sua frequência, na Escola.Traça o perfil do professor de EMRC e reconhecendo a dedicação e entrega de muitos, afirma que o seu carisma e o seu profissionalismo têm sido os factores decisivos, não só para enfrentar as dificuldades e resistências, mas também, em muitos casos, para a adesão e reconhecimento do valor da disciplina.
Faz um elenco das finalidades a atingir por esta matéria curricular; aponta para uma pedagogia da cooperação, participação e pesquisa, de metodologia de projecto e interdisciplinaridade com o rigor científico das outras disciplinas.
É salientada a missão do professor de EMRC colocada no seu devido lugar e considerada a sua importância, ressaltando, o ser da pessoa do professor, mais do que aquilo que ele diz e faz. Infelizmente, afogados que estão com as modernas tecnologias, anda toda a gente preocupada com o "fazer" técnico ou metodológico próprio e específico da função docente. Esquece-se o fundamental e relega-se para segundo plano a formação humana, o estado pessoal, o próprio desenvolvimento e transformação dos futuros professores/ educadores. "A presença", o estado pessoal dos professores/ educadores revela-se, cada vez mais, como um dos melhores recursos para a eficiência e fecundidade da intervenção pedagógica e educativa. Esta intervenção é uma actuação que começa, essencialmente, no "corporal", "corpo a corpo", mas temos de chegar ao "fazer um ser humano", ao "formar cidadãos responsáveis, livres e felizes", preparar todos para o diálogo fé-cultura" e "dar a todos o verdadeiro e último sentido da vida", o que se pode conseguir no encontro interpessoal. E não há encontro sem presença, sem uma determinado estado de consciência, presença aberta que actua, expressa e se expressa no quotidiano da vida dum professor.
Para ajudar a reflectir, a diversos níveis e vertentes, sobre toda a competência desta problemática "Pastoral Catequética", neste número cinco da sua existência, traz um elenco de pessoas competentes que, certamente, vão aguçar o apetite a todos os interessados em os aprofundar.

A revista "Pastoral Catequética" é editada pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã. Para mais informações contactar educacao-crista@sapo.pt

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia