paroquias.org
 

Notícias






Células estaminais: Academia Pontifícia pede cautela
2006-08-29 18:56:52

D. Elio Sgreccia, presidente da Academia Pontifícia para a Vida reagiu com cautela ao anúncio de que uma empresa norte-americana conseguiria produzir células estaminais sem afectar o embrião original. O cientista Robert Lanza assegurou que este novo tratamento não destrói o potencial para a vida do embrião original.

Em entrevista à Rádio Vaticano, D. Elio Sgreccia lembrou que o método para obter células estaminais desenvolvido por cientistas da Advanced Cell, em Alameda, Califórnia, continua a estar ligada a práticas de reprodução in vitro. “E isso, de um ponto de vista que não é só católico, mas de um ponto de vista das razões bioéticas, é um factor negativo”, declarou D. Sgreccia. O método da Advanced Cell “não resolve os problemas éticos”, afirmou.

“Falamos de uma artificialidade dentro da artificialidade”, prosseguiu.

Para já, Robert Lanza aceitou a ideia que a sua nova forma de tratamento de células estaminais não deve ser usada por agora em humanos, mas garantiu que vale a pena continuar a estudá-la. O presidente da Academia Pontifícia para a Vida considera, também, que “é necessário fazer uma experimentação adequada em animais”.

Especialistas internacionais de Portugal, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Itália e EUA vão debater, de 14 a 16 de Setembro, no Vaticano, diversos aspectos científicos e problemáticas bioéticas da investigação com células estaminais (www.stemcellsrome2006.org). A iniciativa é da Academia Pontifícia para a Vida (APV) e da Federação Internacional das Associações dos Médicos Católicos (FIAMC).

O Congresso Internacional “Células estaminais: que futuro terapêutico?” decorrerá no Instituto Augustinianum, de Roma. Do comité científico do Congresso fazem parte, entre outros, Walter Osswald (FIAMC) e Daniel Serrão (APV), especialistas portugueses.

A Academia Pontifícia para a Vida foi instituída por João Paulo II em 11 de Fevereiro de 1994, com o Motu Proprio “Vitae Mysterium”. Tem como objectivo o estudo, a informação e a formação sobre os principais problemas de bioética e de direito, relativos à promoção e defesa da vida, sobretudo na relação directa que estes têm com a moral cristã e com as directivas do magistério da Igreja Católica.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia