paroquias.org
 

Notícias






Jesuítas analisam actualidade dos «Exercícios Espirituais»
2006-08-29 18:55:25

Cerca de duas centenas de especialistas em Espanha estão reunidos no Congresso Mundial sobre Exercícios Espirituais, prática criada por Santo Inácio de Loiola, fundador dos Jesuítas. A iniciativa insere-se no conjunto de acções que assinalam o 450º aniversário da morte deste Santo.

O anterior congresso internacional organizado pela Companhia de Jesus remonta a 1991, quando se comemorou o quinto centenário do nascimento de Santo Inácio.

O Livro dos Exercícios Espirituais(www.ppcj.pt/sjee.htm), obra-prima de S. Inácio de Loyola, baseado na sua própria experiência espiritual, destina-se à orientação espiritual de quem se dispõe a uma profunda revisão de vida ao longo de 30 dias, divididos em quatro “semanas” de duração desigual.

Os “Exercícios Espirituais” datam de 1458 e eram, segundo o fundador dos Jesuítas, “todo o modo de examinar a consciência, de meditar, de contemplar, de orar vocal e mentalmente, e de outras operações espirituais”. Esta prática desenvolve-se em quatro partes: “a primeira, que é a consideração e contemplação dos pecados; a segunda, a vida de Cristo nosso Senhor até ao dia de Ramos, inclusive; a terceira, a Paixão de Cristo nosso Senhor; a quarta, a Ressurreição e Ascensão, a que se juntam três modos de orar”.

As celebrações jubilares, em honra de Santo Inácio, na sua terra natal, iniciaram-se já a 29 de Junho, com uma Missa Solene na Basílica, presidida pelo Bispo da diocese (San Sebastián), D. Juan María Uriarte, em que participaram muitos jesuítas e autoridades civis. A 22 de Julho, o Padre Jon Sobrino apresentou a conferência "Como seguir Cristo no mundo de hoje?". De 22 a 30 de Julho, celebrou-se a Novena de Santo Inácio. A 31 de Julho, festa do Santo, o Arcebispo Jesuíta de Huancayo (Peru), Mons. Pedro R. Barreto, presidiu à Eucaristia solene, concelebrada por vários Padres Provinciais jesuítas da Europa. E, para encerrar, o Cardeal Roger Etchegaray presidirá a uma outra solene Concelebração Eucarística, no dia 3 de Setembro.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia