Do Futebol à Filosofia Social
2006-08-29 18:47:16

No próximo dia 2 de Setembro, às 11.30h, no Centro Universitário Fé e Cultura, em Aveiro, é feita a apresentação pública do livro “Ponta de Lança. Ensaios de Filosofia Social”, da autoria de M. Oliveira de Sousa.

“Ponta de Lança” é um apontamento que o jornal Correio do Vouga semanalmente publica há catorze anos. Em primeira instância, insere-se na página desportiva do jornal. Porém, a abordagem temática, de carácter analítico, especulativo, tem no seu universo ideológico as causas das relações do grupo humano e social, da sua interacção, partindo do desporto para a vida ou da vida para o desporto, salpicado com alguma pitada de humor.

Esta súmula de artigos que vem agora à estampa é, para o autor, “um livro-dedicação, um livro de tributo a quem (pessoas e instituições) e com quem trabalho há quinze anos”.

“«Desportivamente e pelo desporto», se vão anotando problemas sociais e humanos, dando pistas para uma maior sensibilização e acção em relação aos mesmos. (…) Ainda bem que «Ponta de Lança» passa a livro, pois há pepitas que não se podem perder pelo ouro que comportam", refere o Bispo de Aveiro, D. António Marcelino, na apresentação da contracapa deste livro editado pela Paulinas Editora.

Manuel Oliveira de Sousa (natural de Aveiro) é presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Dr João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo) e docente no Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro.

Licenciado em Teologia (UCP-Porto), possui uma Pós-Graduação em História e Património Local (ISCIA de Aveiro), Mestrado em História Cultural e Política pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH), onde prepara o doutoramento em História e Teoria das Ideias, com a tese “O dinamismo do simbólico na I República”.

Foi responsável por vários movimentos e associações académicas e juvenis; da ACUA-Associação Cultural de Aveiro. Como leigo empenhado na vida da Igreja tem assumido vários serviços na Igreja Católica. Foi treze anos responsáveis pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (Aveiro) e, actualmente, é director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (organismo da Conferência Episcopal Portuguesa) e do jornal “Notícias de Nariz e Fátima” (Aveiro).