Canonização de videntes de Fátima perto do fim
2006-08-23 16:30:50

A análise do processo de canonização dos videntes de Fátima, Jacinta e Francisco Marto, poderá estar concluída nos próximos meses, disse à agência Lusa o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, D. José Saraiva Martins.

Segundo o cardeal português responsável pelo organismo no Vaticano que analisa as propostas de beatificação e canonização, este tipo de processos é habitualmente "longo" e costuma demorar anos, mas nos casos dos beatos Jacinta e Francisco pode ser mais rápido.
"O caminho ainda é muito longo mas pode demorar meses, não necessariamente anos", realçou D. José Saraiva Martins.
O processo relativo aos dois videntes está pendente da análise, pelos médicos, da cura alegadamente milagrosa de uma criança, filha de portugueses emigrantes na Suíça, que sofria de diabetes e terá recuperado a saúde no momento da beatificação de Jacinta e Francisco, a 13 de Maio de 2000.
Se os médicos concluírem que a cura não tem explicação científica, o processo será submetido ao exame dos teólogos.
As conclusões de médicos e teólogos terão de ser analisadas e aprovadas por uma comissão do Vaticano, constituída por 30 cardeais, arcebispos e bispos.
O prefeito da Congregação para a Causa dos Santos apresentará então toda a documentação ao Papa, a quem cabe a última palavra.
Quanto a uma possível deslocação do Papa Bento XVI a Fátima, em 2007, para o encerramento das comemorações dos 90 anos das aparições e inauguração da nova Igreja da Santíssima Trindade, D. José Saraiva Martins disse desconhecer qualquer preparativo nesse sentido.
LUSA

Fonte Público