paroquias.org
 

Notícias






Evangelização à beira mar
2006-08-17 22:17:01

Uma forma diferente de evangelização, para quem a acolheu e para quem a decidiu levar aos veraneantes nas praias da Quarteira e Loulé. Baseados ainda na experiência do Congresso para a Nova Evangelização, que decorreu em 2005, as Irmãs da Congregação de Santa Doroteia decidiram, juntamente com 30 jovens levar a mensagem de Jesus Cristo às praias do Algarve.

“Todos os anos fazemos uma experiência de voluntariado e este ano decidimos lançar o desafio e de certa forma, alguma provocação às pessoas” refere a Irmã Alice à Agência ECCLESIA.

Na praia de Loulé decidiram-se pelo trabalho com crianças e idosos. Na Quarteira montaram duas tendas: a tenda do silêncio e a tenda do encontro. As pessoas que passavam nesse espaço eram convidadas a entrar, a estar um pouco, a rezar se quisessem. “Todos os dias tínhamos uma história e as pessoas podiam dialogar através dessas questões, entre elas ou com os jovens que estavam no local”. Quem o desejasse podia também deixar uma mensagem, um pedido, um agradecimento de forma “a irmos formando uma corrente que no final expressasse o que foi vivido” recorda a irmã Alice. Diferentes passagens bíblicas ou salmos coloriam o local para que todos os dias se passasse uma mensagem diferente.

Esta experiência terminou recentemente, no dia 10 e a irmã recorda com entusiasmo os momentos vividos à beira mar. “Na tenda do silêncio as pessoas saiam de lá transformadas. As pessoas entravam, rezavam, choravam”.

Se a princípio havia reservas e até alguma desconfiança “não nos associavam a católicos, achavam que pertencíamos a alguma seita” refere a Irmã Alice, a adesão foi crescendo. Salienta desta experiência a partilha de vida, a abertura, o espaço de encontro e acolhimento que se gerou. “De certa forma lançámos uma provocação e as pessoas aderiram. Vimos desta experiência carregados de vida” finaliza.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia