paroquias.org
 

Notícias






Evolução e Criação: debate com Bento XVI
2006-08-10 21:57:34

Bento XVI deverá manter uma tradição iniciada quando era professor de Teologia em Regensburg (Alemanha) e acolher, no início de Setembro, um grupo de antigos alunos para um encontro de trabalho à porta fechada.

A iniciativa, anunciada por várias agências de informação da Itália, teria como tema "Criação e Evolução".
Entre os nomes dos conferencistas do encontro estão Peter Schuster, perito de biologia molecular evolutiva e o Cardeal Christoph Schoenborn, Arcebispo de Viena, que no ano passado criticou duramente "o evolucionismo no sentido do neo-darwinismo - um processo não planeado, sem guia e de selecção natural" num artigo escrito para o New York Times.
A Teoria da Evolução foi evocada várias vezes pelo Papa, desde o início do seu Pontificado. Na própria Missa de início de Ministério, a 24 de Abril de 2005, Bento XVI afirmou na homilia que "nós não somos o produto casual e sem sentido da evolução", explicando que cada um "é o fruto de um pensamento de Deus".
Mais recentemente, a 6 de Abril de 2006, num encontro com os jovens da Diocese de Roma, o Papa explicou que "a grande opção do Cristianismo é a opção pela racionalidade e pela prioridade da razão", "que nos mostra como por trás de tudo haja uma grande Inteligência, na qual podemos confiar". Nesse discurso rejeitou uma outra opção possível, pela qual "se defende a prioridade do irracional, segundo o qual tudo o que acontece na nossa terra e na nossa vida seria apenas ocasional, marginal, um produto irracional a razão seria um produto da irracionalidade".
Na Vigília Pascal, a 15 de Abril, o Papa falou da ressurreição de Cristo utilizando "por uma vez a linguagem da teoria da evolução" como "a maior «mutação», em absoluto o salto mais decisivo para uma dimensão totalmente nova".
O encontro de Joseph Ratzinger com os seus antigos alunos não foi interrompido depois de ter sido nomeado Arcebispo de Munique ou prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, nem mesmo após a sua eleição como Papa, em Abril de 2005.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia