paroquias.org
 

Notícias






Último adeus ao Cardeal Willebrands
2006-08-10 21:54:09

Foram celebradas esta terça-feira, na Holanda, as exéquias do Cardeal Johannes Willebrands, grande promotor da unidade dos cristãos e do diálogo com os judeus.

"Um homem que quis encarnar a figura do bom pastor, que quis cuidar particularmente das pessoas que o Senhor lhe confiou. Assim foi o Cardeal Willebrands", ressaltou, na Catedral de Utrecht, o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper.
O Cardeal Willebrands era um homem muito aberto ao diálogo; grande estudioso, o falecido purpurado interessou-se muito pelo Cardeal John Henry Newmann (teólogo, filósofo e cardeal britânico da Igreja Católica no século XIX), em quem encontrou um mestre, cujo exemplo quis seguir. Profundo conhecedor dos ensinamentos do Concílio Vaticano II, fez-se um seu promotor, servindo, sobretudo, a causa da comunhão dos fiéis.
Na sua homilia, o Cardeal Kasper recordou o grande compromisso do purpurado com a promoção das relações de estima entre os cristãos de diversas denominações, bem como a sua dedicação sem reservas, a incentivar o diálogo com a comunidade judaica.
"O seu testemunho - concluiu o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos - foi um testemunho dado não com grandes palavras, mas profundamente radicado na oração diária e em humildes devoções, particularmente para com a Mãe de Deus".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia