Morreu o Cardeal mais velho da Igreja - Johannes Willebrands, pioneiro do ecumenismo
2006-08-03 21:49:00

O Cardeal mais velho da Igreja, D. Johannes Willebrands, morreu hoje na Holanda aos 96 anos de idade. O anúncio foi feito pelo Arcebispo de Utrecht.

O Cardeal Willebrands foi um pioneiro do ecumenismo e do diálogo inter-religioso, tendo sido presidente do Conselho Pontifício para a promoção da Unidade dos Cristãos, onde trabalhou entre 1960 e 1989. Além disso, era considerado um dos “pais” do documento do II Concílio do Vaticano sobre as religiões não-cristãs (declaração Nostra Aetate).

Nascido em Setembro de 1909 e ordenado em 1934, Johannes Gerardus Maria Willebrands, desde cedo manifestou um grande interesse pela causa da unidade dos cristãos, na Holanda. O Papa João XXIII chamou-o, em 1960, para o recém-constituído secretariado para a união dos cristãos, do qual assumiu a presidência em 1969.

Paulo VI criou-o Cardeal no Consistório de 28 de Abril de 1969 e, em 1975, foi nomeado Arcebispo de Utrecht e, por isso, Primaz da Holanda.
Em 1989 deixou a presidência do Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos Cristãos. Foi ainda Camerlengo do Colégio Cardinalício.