paroquias.org
 

Notícias






XXIX Semana Bíblica Nacional, no Seminário do Verbo Divino - “A Misericórdia de Deus num mundo de violência”
2006-08-01 22:52:57

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos realiza, de 27 de Agosto a 01 de Setembro, a 29ª Semana Bíblica Nacional, que decorrerá no Seminário do Verbo Divino, em Fátima. O tema geral deste encontro é “A MISERICÓRDIA DE DEUS num Mundo de Violência”.

Em entrevista à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, frei Manuel Arantes, OFMCap, Secretário-geral da Semana Bíblica, apresenta o tema da Semana e faz uma análise pessoal à violência dos homens e do mundo, numa reflexão, por vezes sofrida, que se inicia e termina com a certeza da misericórdia de Deus para com a humanidade.
Após esta breve entrevista a este franciscano-capuchinho responsável da organização da Semana Bíblica, divulga-se o programa da mesma e a indicação de contacto para outras informações e/ou inscrições:

1- Sala de Imprensa – O tema da Semana Bíblica 2006 – «A misericórdia de Deus num mundo de violência» – foi pensado para ir ao encontro do tema geral do programa celebrativo do 90º aniversário das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Como foi acolhida a proposta apresentada pelo Santuário, de o tema da Semana Bíblica falar sobre a Misericórdia Divina?
Frei Manuel Arantes (F.M.A) – Todos os anos escolhemos um tema para a nossa Semana Bíblica Nacional. Esse tema é depois também tratado nas Semanas Bíblicas Regionais: Madeira, Açores, Caxinas (Vila do Conde) Ameal (Porto) e Barcelos. Este ano, ainda antes de termos pensado no tema, o P. Manuel Armindo Pereira Janeiro, responsável pelas celebrações do 90º das aparições de Fátima, contactou vários dos membros da Equipa responsável da Semana Bíblica Nacional, a propor que o tema da Semana Bíblica deste ano tivesse em conta o tema geral das celebrações do Santuário de Fátima: “Celebremos a Misericórdia do Senhor”.

Quando a Equipa responsável pela Semana Bíblica Nacional se reuniu para escolher o tema da Semana encontrou-se com esta proposta do Santuário de Fátima. Dialogou-se um pouco e aceitou-se, com naturalidade, a proposta do Santuário que estava sobre a mesa.
Depois passou-se de imediato a definir melhor os contornos do tema da nossa Semana, que tem características muito próprias, e chegámos a este título que nos pareceu mais adequado: “A MISERICORDIA DE DEUS num Mundo de Violência”.
E porquê: “num Mundo de Violência”?
Há muito que andávamos a pensar neste tema para uma Semana Bíblica ou seja estudar a Violência na Bíblia. Ora ao falar da Misericórdia de Deus, surge logo a outra face da medalha: a violência dos homens. Mas nesta Semana iremos falar de vários temas: A vingança, a Justiça, a Inquisição, a Tolerância, as Instituições de Misericórdia na Igreja, as provocações dos homens à Misericórdia de Deus, etc. Mas todos os estes temas serão reflectidos a partir da Misericórdia de Deus.

2. Como caracterizar a violência do mundo actual?
F.M.A. – A violência do mundo actual chegou a um ponto que não há palavras para a definir. A nossa sociedade respira violência por todos os poros. Os meios de comunicação social ajudam ainda a carregar esta atmosfera asfixiante. Vivemos numa insegurança total. Já não se pode confiar em ninguém e em nada. Todos os terrenos parecem minados, prontos a explodir. Como foi possível chegarmos a isto? Eu sinto revolta e vergonha. Mas há também uma violência boa e da qual quase nunca se fala que é a violência que temos de exercer contra os nossos sentimentos e instintos de vingança, ódio, destruição, ganância, poder e prazer.
3. Esta violência e esta angústia, porquê?
F.M.A. – Não sei. Por muito que pense não encontro razões para isto. Acho que se ultrapassou tudo o que é racional.

4. Será porque as pessoas não ouvem a Deus?
F.M.A. – Nem a Deus nem à sua consciência de homens humanos. Quando os valores se invertem ou subvertem, tudo se pode esperar. Não há Deus, não há moral, não há lei, não há consciência e quando assim é as armas falam mais alto.
Será o fim? Os cristãos são os homens e as mulheres da Esperança. O mundo já passou por momentos parecidos. Lendo a História e sobretudo a Bíblia, que é a História da Salvação, sentimos que, apesar dos homens, Deus continua dentro da nossa História a “escrever direito por linhas tortas”. Esta é a grande lição da Bíblia.
Não é o homem o dono da História. Muitos reis conquistaram com as suas armas grandes impérios: Egipto, Babilónia, Grécia, Roma. Todos caíram e passaram. Só Deus é o Senhor e Dono da História e será d’Ele a última palavra, uma palavra ditada pela MISERICORDIA INFINITA DE DEUS.

4. Muitas vezes oiço afirmar que “a mensagem de Fátima é a do Evangelho”. Enquanto biblista, concorda com estas afirmações?
F.M.A. – Sem dúvida que a mensagem de Fátima no seu essencial é a do Evangelho e não podia ser de outra maneira. Se não estivesse de acordo com o Evangelho a Igreja não a podia aprovar. Mas também não podemos ignorar que, à volta do Santuário de Fátima e às vezes pendurados na sua boa mensagem, há muitos anexos que pouco ou nada tem a ver com o Evangelho de Jesus Cristo. Também acho que não é fácil evangelizar os nossos santuários.
Como cristão, católico e irmão capuchinho tenho uma grande devoção a Nossa Senhora de Fátima. Vou muitas vezes, à noite, à Capelinha falar com a Mãe e sinto-me ali muito bem.
Respira-se na Cova da Iria algo de sagrado e divino.

6. A finalizar, como estão as inscrições para participação na Semana Bíblica?
F.M.A. – Para já, temos inscritas cerca de 150 pessoas. Mas o costume é chegar aos 250 a 300 participantes. Muitos só se inscrevem no próprio dia em que a Semana começa.

Programa da XXIX Semana Bíblica Nacional:

DOMINGO 27. Abertura
A misericórdia de Deus num mundo de violência
frei António Martins (Vig. Provincial dos Capuchinhos)

SEGUNDA 28. Vingança e Misericórdia
A vingança e a misericórdia no Antigo Testamento
frei Herculano Alves, ofmcap.
A parábola do bom samaritano, hoje
padre Manuel Armindo Pereira Janeiro, dioc. Leiria-Fátima

TERÇA 29. Misericórdia e Justiça
Do Deus da Justiça ao Deus da Misericórdia
dr. José Carlos, UCP-Porto
«Prefiro a misericórdia ao sacrifício»
frei Bento Domingues, op.

QUARTA 30. Jesus Cristo, a misericórdia do Pai
Jesus Cristo, o rosto misericordioso de Deus-Pai
frei Armindo Vaz, ocd.
Da Inquisição à Tolerância
frei Geraldo Coelho Dias, osb.

QUINTA 31. A Igreja, testemunha da misericórdia
A misericórdia na História da Igreja
doutora Isabel Varanda | UCP-Braga
As Instituições de Misericórdia na Igreja
dr. Bagão Félix

SEXTA 01. Viver e anunciar a misericórdia
As provocações dos homens à misericórdia de Deus
padre Vítor Feytor Pinto | Patriarcado de Lisboa

Eucaristia de Encerramento


Contactos:
Secretariado Bíblico Nacional
Apartado 208 | 2496-908 FÁTIMA
Telf: 249 530 210
e-mail: sndb@difusorabiblica.com


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia