Padre cibernauta quer celebrar missas pela net
2001-07-08 19:43:36

Júlio Grangeia foi o primeiro padre a colocar a sua paróquia na Internet. Desde então, nunca mais parou de descobrir as vantagens do ciber-espaço.

Encarregado de duas paróquias do concelho de Águeda, Júlio Grangeia, de 43 anos, criou o seu "site" há quatro anos. A iniciativa vingou e, actualmente, já são pelo menos 93 os "sites" de paróquias portuguesas na Internet.

O seu espírito inovador levou-o mesmo a ser o primeiro padre português a celebrar um casamento transmitido através da Internet, possibilitando aos pais e amigos da noiva testemunharem a cerimónia a partir do Brasil.

E agora já tem outra meta: a realização de missas para cibernautas. "Infelizmente esse projecto não passa só por mim, porque implica gastos significativos", confessa.

Privilegia o contacto pessoal com as pessoas, e a resposta em tempo real às suas necessidades em detrimento do serviço de apoio que presta via Internet, mas não deixa de atribuir extrema importância aos progressivos passos que várias igrejas têm dado em prol da modernização e utilização dos novos recursos.