Caritas relata situação no Líbano em blogue
2006-07-24 22:29:34

A descrição do cenário no Líbano e os testemunhos de quem lá está para ajudar os deslocados pode ser lido na Internet, num blogue (http://caritaslebanon.blogspot.com ) que é actualizado diariamente por voluntários da Caritas no terreno.

Hoje, é descrito o êxodo massivo das populações do sul daquele território que não pára de aumentar. O medo das pessoas leva-as a refugiarem-se em escolas, mesquitas, igrejas, universidades, hotéis de luxo, etc.

Nos centros geográficos onde está uma delegação da Caritas, a preocupação dos voluntários é agora para encontrar lugares para abrigar os milhares de deslocados, pois já há poucos sítios disponíveis.
A água está a escassear e, nalguns centros, já não chega para as necessidades. O medo agora é das condições sanitárias, que estão a deteriorar-se.
Esta manhã - diz o blogue - chegaram dois camiões com pão e outros bens essenciais para os centros de deslocados na região de Beka.
Esta organização tem inúmeros pedidos de ajuda por parte das populações junto à fronteira com Israel. As pessoas estão impedidas de sair, uma vez que os acessos àquela zona do território estão praticamente inacessíveis.

No final desta descrição diária, há tempo para um pequeno olhar. Os voluntários que estão nos subúrbios de Beirute, recolhem cobertores, lençóis e roupas para as famílias deslocadas. Na adversidade da guerra, testemunham-se muitos actos de solidariedade, diz a Caritas no Líbano.