paroquias.org
 

Notícias






O casamento, segundo o Papa: "insubstituível" e "indissolúvel"
2006-07-11 22:19:51

Bento XVI foi a Valência, Espanha, encerrar o V Encontro Mundial da Família e já voltou a Roma. Reafirmou que a família não é negociável: o casamento, disse, é um pacto "indissolúvel" entre um homem e uma mulher e, enquanto tal, "insubstituível".


Nem divórcio, nem casamento gay (duas coisas que têm a vida facilitada, por assim dizer, em Espanha): "A Igreja ensina-nos a respeitar e promover a maravilhosa realidade do matrimónio indissolúvel entre um homem e uma mulher, que é também a origem da família", afirmou o Papa na missa que celebrou ontem de manhã em Valência, onde chegara na véspera. "Reconhecer e apoiar" a família tradicional "é uma das contribuições mais importantes que podemos trazer para o bem comum", disse.
Estima-se que um milhão de pessoas tenham assistido à cerimónia (menos meio milhão do que as previsões dos organizadores) presidida por Bento XVI num vasto altar de 2700 metros quadrados montado sobre a ponte de Monteolivete.
Rodriguez Zapatero, o primeiro-ministro espanhol, faltou, causando um certo despeito no Vaticano, mas os reis de Espanha estiveram presentes, bem como alguns ministros do Executivo socialista e o líder do PP, Mariano Rajoy (a família Rajoy teve uma curta audiência com o Papa, a seguir à missa).
Durante a homilia, Bento XVI criticou "a cultura actual", que "exacerba muitas vezes a liberdade do indivíduo, concebido como sujeito autónomo, como se se bastasse a si próprio".

Adeus, até 2009
"Estas mensagens são um grande consolo para os católicos", disse à Associated Press Carmen Rosa, uma dona de casa valenciana de 49 anos. "Espanha reflecte um mundo que caminha a passos largos para a laicidade", explicou.
Já para Fernando Perez, 59 anos, "o problema não é tanto a sociedade estar a tornar-se cada vez mais secular, mas o facto de as pessoas já não quererem saber de nada".
A missa foi o culminar de nove dias de um encontro sobre família, sob a égide do Vaticano. O próximo evento deste género, anunciou ontem o Papa, será na Cidade do México em 2009.
À despedida, no aeroporto, onde os reis espanhóis voltaram a estar presentes, Bento XVI fez o seu balanço de Valência, dizendo-se confiante de que este encontro "ajudaria o mundo actual a perceber que o pacto matrimonial, através do qual um homem e uma mulher estabelecem uma união permanente, é um grande bem para toda a humanidade".

Kathleen Gomes

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia