paroquias.org
 

Notícias






Fotobiografia recorda 50 anos da morte do Padre Américo
2006-07-06 21:59:54

A história de vida do Padre Américo, a Obra da Rua, Correspondência e Testemunhos compõem a fotobiografia que vai ser lançada no dia 15 de Julho na Biblioteca Garrett, no Porto, com a coordenação de José da Cruz Santos e editado pela Alêtheia.

A apresentação do livro «O Padre Américo e a Obra da Rua», quando passam 50 anos da morte do sacerdote, a 16 de Julho de 1956, está a cargo de Nuno Grande, Gil Moreira dos Santos e Monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso.

Em mais de 200 páginas, com fotografias textos e recolhidos por Helena Sousa Pereira, há espaço para um esboço biográfico, que relata, entre outros momentos da vida do Padre Américo, a passagem pela Ordem Franciscana, que é aconselhado a deixar, “por ser muito impressionista, avesso às regras conventuais de recolhimento e movido por um intenso ímpeto para o Outro”.

O nascimento, expansão e consolidação da Obra da Rua são aqui tratados desde a Sopa dos Pobres na década de 30, as Colónias de Campo, até à Obra da Rua. Uma colectânea de cartas inéditas redigidas pelo Padre Américo, “pretende sobretudo ilustrar o seu estilo franco e coloquial, directo e incisivo, tenaz, às vezes, sempre verdadeiro, com que convidava todos à participação no combate a um flagelo que entendia da responsabilidade de todos”, referem os autores desta fotobiografia.

Testemunhos de personalidade como, D. Januário Torgal Ferreira, Diogo Freitas do Amaral, Ilda Figueiredo, Jorge Jardim Gonçalves, entre outros, realçam a importância de vida e da obra deixada pelo Pai Américo.
Para os editores este livro “é um contributo para divulgação da vida e da obra do Padre Américo que a fazer o bem marcou gerações de meninos e foi um exemplo que o país não esquece”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia